Em um evento carregado de emoção e de simbolismos a diretoria do Sindicato de Jornalistas do Rio Grande do Sul (SindJoRS) celebrou seu aniversário de 83 anos e festejou oficialmente o início da Gestão 2025/2028, “Coragem: nós podemos mais”, que será marcada pela luta constante na manutenção e na conquista de novos direitos para toda a nossa categoria. As atividades ocorreram nesse sábado, 27 de setembro, no Resto El Pesto, um espaço conhecido tanto por sua culinária uruguaia quanto por seu compromisso com a cultura democrática, com a presença de integrantes da Diretoria Executiva, Diretoria Geral, Conselho Fiscal, Comissão de Ética, ex-presidentes e colegas jornalistas. Também compareceram o Escritório Contábil Cardeal, com a presença de Sueli Cardeal, o Escritório Direito Social, representado pelo advogado Antônio Carlos Porto Jr, acompanhado da psicóloga Ana Luiza Castro, o Sintrajufe/RS, que participou com seu diretor da Secretaria de Comunicação, Marcelo Carlini, e a Central Única de Trabalhadores (CUT/RS) na presença de seu presidente, Amarildo Cenci.

 

Os nomes das e dos colegas de diretoria Monica Cabañas, Niara de Oliveira, André Zenobini e Mateus Azevedo foram lembrados pelo fato de não poderem estar fisicamente na comemoração. Mas, que com certeza estarão junto conosco nessa luta para manter o SindJoRS viv Escritório Direito Social o e atuante. A representante do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros, Jeanice Dias Ramos, lembrou também da inestimável contribuição das diretoras Isabel Clavelin e Elaine Barcellos que não residem em Porto Alegre, mas que estão constantemente contribuindo com ações de fortalecimento de nossa entidade de classe. Entre ex-presidentes presentes estavam: Vera Daisy Barcellos, Renato Dornelles e Celso Augusto Schröder, todos participantes da atual diretoria. Antonio Czamanski, Denise Ritter, Fernanda Daviglio, Claudia Vasconcelos e Luiz Antonio Pinheiro, colegas que são referência em nossa categoria, estiveram na confraternização, como também Lavínia Santos Rocha Stricher, filha da presidenta Laura, e Mariana Czamanski, acadêmica de jornalismo e nossa futura colega de profissão, filha da colega de diretoria Thamara. Vicente Marques, cartunista e membro da Grafar, também estava entre as e os presentes.

 

O momento mais emocionante foi quando a presidenta do SindJoRS, Laura Santos Rocha, lembrou dos mais de 250 jornalistas Palestinos mortos na linha de frente dessa guerra insana e desse genocídio e que nunca mais estarão aqui entre nós. Entre as palavras de incentivo e de reflexões sobre o momento foi ressaltado o comprometimento desse grupo atual, pela 1ª Tesoureira, Silvia Fernandes, de manter o SindJoRS vivo e com a saúde financeira necessária para atuar nos diferentes segmentos. Que estamos encerrando o pagamento da maior dívida histórica e que, a partir de agora, a possibilidade de participação efetiva em ações sindicais é muito maior porque teremos receita para isso. A Diretora Executiva e representante da Regional Sul da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), Stela Pastore, lembrou de temas importantes como a defesa da exigência do diploma para o exercício do jornalismo (PEC do Diploma), o combate às fake news, a regulamentação das big techs e a garantia de condições dignas de trabalho diante das rápidas transformações do mercado. O colega Jorge Leão, do Núcleo de Imagem, que justificou a ausência por motivos profissionais, estava pela manhã presente participando como representante do SindJoRS do encontro da Fenaj.

 

Telia Negrão, que está embarcando para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM), em Brasília, aproveitou o momento para falar em nome também da Querela Jornalistas Feministas que conta com muitas integrantes do SindJoRS em sua composição. Adroaldo Corrêa, Letícia Castro, Eliane Silveira, Ulisses Nenê, Thamara Costa Pereira, Alexandre Haubrich, Carla Seabra e Pedro Dreher também fizeram questão de participar da celebração. Como parte da programação comemorativa o SindJoRS também promoveu uma live sobre a cobertura jornalística na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas COP 30, que ocorreu no dia do aniversário, 23 de setembro, e que pode ser assistida no canal do YouTube e nas redes sociais do SindJoRS. Foi um importante diálogo, promovido pelo Sindicato em parceria com o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ), sobre o trabalho dos profissionais de comunicação na COP 30, evento que será realizado em novembro de 2025, em Belém – pela primeira vez na Amazônia, com o lançamento de um caderno especial do Versão de Jornalistas. Participaram do debate as jornalistas Ilza Girardi, Mônica Cabañas e Sérgio Pereira. A mediação foi da 1ª vice-presidente do SindJoRS, Katia Marko.

 

Texto: Laura Santos Rocha / Diretoria SindJoRS

 

GALERIA DE FOTOS