Desde a Reforma Trabalhista de 2017 (Lei nº 13.467/2017), os sindicatos de todo o país perderam cerca de 90% da receita para manutenção dos mais diversos serviços oferecidos pelas entidades de classe, muitas vezes desconhecidos dos profissionais. A perda da principal fonte de receita dos sindicatos aconteceu com o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical.

 

Como forma de compensar essas perdas e manter o trabalho de atendimento aos profissionais, que inclui, dentre outros, atividades administrativas, assessorias jurídica e contábil e outras obrigações inerentes à atividade sindical, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors criou a Cota de Solidariedade, uma contribuição espontânea, visando o fortalecimento da luta pela manutenção dos direitos trabalhistas e garantia de emprego. A aprovação se dá, anualmente, em Assembleia da categoria.

 

Aprovação

Na Assembleia Geral virtual do dia 11 de abril de 2022, os jornalistas aprovaram, por unanimidade, a Cota de Solidariedade, com o desconto correspondente a três dias de salário, sendo meio dia a cada dois meses, a ser repassada ao Sindjors, pelas empresas. Os recursos servirão para o custeio de manutenção da entidade e da estrutura sindical. A exemplo dos anos anteriores, a abertura do período de rejeição à cota se dá após o encerramento das negociações do Acordo Coletivo, por ordenamento do Ministério Público do Trabalho do RS.

 

Rejeição à cota

A data de abertura do período de rejeição à Cota de Solidariedade, destinada aos trabalhadores que não desejam contribuir com a entidade de classe que os representa, será no dia 22 de agosto (segunda-feira) e o prazo se encerra na quarta-feira, dia 31 do corrente mês. O profissional pode fazer o pedido via e-mail, encaminhando o formulário preenchido e a cópia do documento de identificação, para secretaria@jornalistas-rs.org.br, dentro do prazo estabelecido. Na correspondência devem constar: nome completo, número da Carteira da Identidade, CPF, empresa e responsável pelo RH.

 

Para a presidenta do Sindjors, Laura Santos Rocha, é importante o jornalista se apropriar da rotina sindical de seus pares, conhecer os principais pontos de luta da categoria, para compreender “o quanto devemos nos unir e o quão importante é a colaboração para a manutenção do Sindicato”. Ela lembrou, ainda, que “temos sofrido um desrespeito nunca antes visto, na era democrática do país, e somente com o fortalecimento da categoria conquistaremos direitos e a valorização profissional. Nossa negociação coletiva deste ano obteve resultado de extrema relevância, se comparado a outros sindicatos pelo país afora. É hora de reconhecimento e fortalecimento”.

 

Clique aqui para baixar o formulário de oposição à cota de solidariedade

 

Contribuição espontânea

A diretoria entende que o momento é extremamente difícil para muitos colegas, que enfrentam o desemprego e a falta de oportunidades. Por isso, mantém aberta a possibilidade de contribuição espontânea. Qualquer valor é importante para nos mantermos bons pagadores dos compromissos do sindicato. Da mesma forma, a filiação, com a contribuição mensal (que representa uma refeição por mês), são de grande valia para nosso crescimento. A conta para contribuição espontânea é:

 

Sindjors (CNPJ – 92.955.202/0001-05):
Banrisul – 041
Ag 0062
C/C 2002691404
PIX: 92955202000105

 

Texto: Carla Seabra/Diretoria Executiva Sindjors