Morreu no início da noite deste sábado, 16/03, em Novo Hamburgo, o jornalista Aurélio Decker, o Lelo, aos 75 anos. Ele estava internado no Hospital Unimed, e lutava contra um câncer. Lelo era sindicalizado desde o dia 10 de maio de 1985.

 

“O SindJoRS presta sua homenagem ao jornalista Aurélio Decker pela sua imensa contribuição ao jornalismo gaúcho, mais especificamente para a região do Vale do Sinos, e transmite sua solidadriedade para a família e colegas nesse momento tão delicado. É sempre triste saber que mais uma pessoa perdeu a batalha para essa doença tão agressiva. Que fiquem as boas lembranças e a herança para as novas gerações de seu trabalho”, afirmou a presidenta Laura Santos Rocha.

 

Lelo começou no jornalismo no jornal Zero Hora, em 1969. Depois passou pela Caldas Júnior, como repórter do Correio do Povo e da Folha da Tarde. No Grupo Sinos foi repórter, editor e diretor do Jornal NH, além de cronista. Também foi um dos fundadores da extinta Folha de Novo Hamburgo.

 

Apaixonado pela profissão, deixou um legado. Colecionou fãs, especialmente pelas crônicas de Tia Lucila, quando reproduzia diálogos fictícios com sua tia, de forte sotaque alemão. Na mesma proporção, colecionou desafetos por reportagens investigativas muitas vezes ácidas.

 

Escreveu seis livros: Crônicas do Lelo 2; China: Ameaça ou Oportunidade?; Lucila, uma adorável tia colona; Made in China o Dragão Avança; Repórter Sitiado; e Impactos do Câncer.

 

Texto: João Ávila/Delegado Regional SindJoRS | Foto: divulgação