O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), por meio da sua Comissão de Mulheres, repudiam a atitude do deputado federal Emerson Petriv, conhecido como Boca Aberta, na última sexta-feira (21), que agrediu verbalmente e perseguiu a repórter da RIC Record, Daniela Calsavara.

 

A profissional estava trabalhando na cobertura de um protesto de mães em Ibiporã, na região de Londrina, quando foi surpreendida por gritos e ataques direcionados a ela, vindos do deputado. Ele que estaria no local para fazer cobertura do mesmo evento jornalístico. Em frente a outras pessoas, o foco do parlamentar passou a ser a repórter e a forma de constrangê-la. O motivo seria uma reportagem antiga em que ele não teria sido citado.

 

Este não é o primeiro ataque dele à imprensa de Londrina quando a matéria não sai a seu gosto. Ele já chamou uma repórter da TV Tarobá de mentirosa, quando não havia possibilidade de horário para entrada ao vivo, já tentou intimidar uma repórter da Folha de Londrina com uma ameaça de ação, caso não fosse feito o que gostaria. Vale ressaltar que a maioria das jornalistas agredidas são mulheres, mostrando o caráter sexista dos ataques.

 

O Sindicato e a Comissão colocam-se ao lado das profissionais vítimas dos ataques e reafirmam a importância da liberdade de imprensa para a consolidação da democracia. Do deputado federal, exigimos respeito, que mantenha o decoro parlamentar onde estiver e que se lembre ser um dever manter os direitos constitucionais de todos. Que sejam sempre garantidos aos jornalistas o direito ao livre exercício da profissão para o cumprimento do dever de informar, sem constrangimento.

 

Londrina, 24 de fevereiro de 2020.

Sindicato dos Jornalistas de Londrina e região

Comissão de Mulheres da FENAJ