Está marcada para o próximo dia 03 de outubro, sábado, às 16 horas, a posse dos novos delegados sindicais e regionais do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors), eleitos em votação virtual, no último dia 23 de setembro, evento que fez parte das comemorações dos 78 anos da entidade. O período de inscrições dos representantes das redações e assessorias de imprensa foi entre os dias 26 de agosto e 02 de setembro. Ao todo, cinco candidatos concorreram como representantes do Sindicato, em cinco empresas de Porto Alegre. Quatro profissionais se apresentaram para representar Rio Grande e Pelotas, municípios sedes das regionais do Sindjors na região sul do Estado.

 

Para a presidenta do Sindjors, Vera Daisy Barcellos, “há um sensível aumento de associados ocorrendo, o que demonstra um maior interesse e confiança na atual gestão”. A presidenta reconhece que, mesmo não alcançando a totalidade dos veículos, com candidatos na Capital e no Interior, é preciso considerar que esta foi uma disputa saudável e que reforça o processo democrático do Sindicato, na busca de intensificar o diálogo com a categoria.

 

O delegado sindical é o representante da entidade dentro da redação do veículo em que atua. É por meio desse profissional que demandas e propostas dos jornalistas chegam até o Sindicato com maior agilidade. Todos os colegas, sindicalizados ou não, tiveram a liberdade para escolher o candidato que concorreu pela empresa em que trabalham, conforme previsto no Regimento que regulamenta o processo eleitoral.

 

Os profissionais eleitos na Capital são: Lirian Sifuentes (TVE e FM Cultura); Letícia Castro (Rede Pampa – Jornal O Sul); Cristine Pires (Jornal do Comércio); Luciamem Winck (Correio do Povo) e Sergio Schueler (Record TV). No Interior a representação da Delegacia Regional de Pelotas é da jornalista Niara Oliveira, cujo mandato será de um ano, respaldado pelo regimento eleitoral. Já em Rio Grande, a chapa eleita tem à frente o jornalista André Zenobini Nascimento (Portos RS), Andrea Amaral Müller (Refinaria Rio Grandense) e Michelle Pereira Rossetini.

 

Depois da posse virtual, os delegados e delegadas participarão de uma roda de conversa com a diretoria do Sindjors, para elencarem as prioridades e dificuldades das redações.

 

Fonte: Imprensa Sindjors