Duas lives integram a programação, além do lançamento do projeto Memória JU e de edição especial

 

O Jornal da Universidade [1] (JU) completa 23 anos neste mês. Para marcar o momento, a publicação abordará o tema _Jornalismo na Atualidade_ durante a quarta edição do Esquinas – Ciclo de Debates, tendo como convidado o jornalista José Roberto de Toledo, da revista Piauí e do podcast Foro de Teresina. A atividade online será realizada no dia 29 de setembro, às 19h30min, com transmissão da UFRGS TV [2] pelo YouTube e pelo Facebook do JU [3]. O Esquinas é uma coprodução do Jornal com o Instituto Latino-americano de Estudos Avançados (ILEA) da UFRGS e prevê participação significativa do público presente com perguntas e provocações, desta vez recebidas por meio das plataformas digitais nas quais se fará a transmissão.

 

Ainda como atividade comemorativa das mais de duas décadas do JU, será realizado um debate sobre _ Imprensa e democracias_ na live Controvérsias NUPERGS, que acontece no dia primeiro de outubro, às 17h, pelo Facebook e Youtube do IFCH-UFRGS [4]. Participam o jornalista Emmanuel Colombié, diretor regional da Repórteres Sem Fronteiras na América Latina, e a pesquisadora Sônia Virgínia Moreira, professora da UERJ e ganhadora do Prêmio Adelmo Genro Filho 2020, concedido pela Associação Brasileira de pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). A mediação é do jornalista Everton Cardoso, editor-chefe do JU. O Controvérsias [5]é uma promoção do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Política Rio-grandense, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciência Política [6] da UFRGS.

 

O JU também lança, em sua vigésima sétima edição digital, um número especial com reportagens, entrevista e artigos que debatem questões do jornalismo de modo geral – interesse público, diversidade, qualidade da informação – e do fazer jornalístico dentro do contexto universitário. Também inicia a série ‘Minha saudade na UFRGS’, em que técnicos, docentes e alunos da Universidade contam sobre lugares, pessoas e situações das quais sentem falta neste momento de atividades remotas.

 

Além disso, entra no ar o projeto Memória JU [7], que pretende reunir e tornar pública e de livre acesso toda a coleção física e digital do jornal, além de trazer a trajetória do veículo e sua contribuição para o registro da história da UFRGS.

 

Editado desde 1997 como projeto jornalístico da Secretaria de Comunicação Social da UFRGS, o JU é um espaço de construção da imagem da Universidade como instituição voltada para o conhecimento e para o desenvolvimento cultural e científico. Desde a sua criação, conta com o trabalho de jornalistas profissionais e com a colaboração de bolsistas e estagiários de Jornalismo.

 

Desde o início do distanciamento social, em março deste ano, as edições têm-se concentrado apenas no formato digital. Durante esse período, já foram lançadas 27 edições online, incluindo 128 reportagens e entrevistas, além de 82 artigos da comunidade acadêmica sobre diversos temas da atualidade.

 

Na sua versão impressa, o Jornal da Universidade faz parte do cotidiano acadêmico da UFRGS com pontos de distribuição gratuita em diversos espaços e marca presença importante, com circulação específica, em momentos como o ingresso dos calouros, o Portas Abertas, o Salão UFRGS e eventos acadêmicos e culturais que acontecem na Universidade.

 

Contatos pelo e-mail jornal@ufrgs.br e pelo whatsapp (51) 33083368.

 

Site: www.ufrgs.br/jornal [8]

 

Facebook, twitter e instagram: @jornaldaufrgs

 

O QUÊ: Esquinas – Ciclo de Debates, com José Roberto de Toledo

 

DATA: 29/09, terça

 

HORA: 19h30min

 

ONDE: www.facebook.com/jornaldaufrgs/ [9] e www.youtube.com/user/ufrgstv [2]

 

O QUÊ: Controvérsias NUPERGS, com Emmanuel Colombié e Sônia Virgínia Moreira

 

DATA: 01/10, quinta

 

HORA: 17h

 

ONDE: www.facebook.com/IFCHdaUFRGS [10] e www.youtube.com/ifchdaufrgs [11]

 


Jornal da Universidade
SECOM – Secretaria de Comunicação Social da UFRGS
Av. Paulo Gama, 110 – 8.º andar
Fones: (51) 3308-3368 / 3308-3497
E-mail: jornal@ufrgs.br
Site: www.ufrgs.br/jornal

 

Links:
——
[1] https://www.ufrgs.br/jornal/
[2] https://www.youtube.com/user/ufrgstv
[3] https://www.facebook.com/jornaldaufrgs
[4] https://www.facebook.com/IFCHdaUFRGS/
[5] https://www.ufrgs.br/ifch/index.php/br/controversias-nupergs-como-funciona-o-estado-brasileiro
[6] http://www.cienciapolitica.ufrgs.br/
[7] https://www.ufrgs.br/jornal/memoria-ju/
[8] http://www.ufrgs.br/jornal
[9] https://www.facebook.com/jornaldaufrgs/
[10] http://www.facebook.com/IFCHdaUFRGS
[11] http://www.youtube.com/ifchdaufrgs

 

Foto: Flávio Dutra
Foto: Flávio Dutra
Foto: Flávio Dutra
Foto: Flávio Dutra
Foto: Flávio Dutra

Fonte: UFRGS