Na tarde desta terça-feira (24/11), às 14h, o Presidente do Sindicato dos Radialistas do RS, Ricardo Malheiros, e a Presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors),  Vera Daisy Barcellos, estiverem reunidos com a Secretária de Comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Malu Macedo; também com Caio Klein, diretor do departamento de radiodifusão e audiovisual da SECOM; Paulo Dantas, procurador do Estado, agente setorial junto à SECOM; e Bruno Ibaldo, chefe de gabinete da Secom.

 

A audiência foi solicitada pelos Sindicatos com o objetivo de definir e solucionar a situação das emissoras e dos profissionais de comunicação da TVE e FM Cultura. Nosso objetivo principal foi estabelecer um diálogo em que nós, radialistas e jornalistas – profissionais de comunicação – e o Governo do Estado, por meio da SECOM, busquemos uma solução definitiva para o futuro das emissoras e dos trabalhadores da TVE e FM Cultura, que, hoje, vivem em permanente incerteza.

 

O resultado da audiência foi considerado positivo pelos presidentes de ambas entidades da comunicação. O Governo do Estado afirmou que não pretende extinguir as emissoras, que está efetuando a renovação da outorga da TVE e da FM Cultura e iniciando um processo de investimento em ambas, com a regularização do prédio da TVE e da FM Cultura. O Estado reiterou, ainda, o compromisso com o acordo firmado com os Sindicatos, diante do Tribunal Regional do Trabalho, que impede qualquer demissão antes do trânsito em julgado das ações.

 

Na próxima semana será emitida uma nota de esclarecimento, por parte de Caio Klein, diretor do departamento de radiodifusão e audiovisual da SECOM, com o objetivo de fortalecer tudo o que foi tratado na reunião. Tanto Malheiros quanto Vera Daisy consideram que houve grande avanço no diálogo de boa-fé entre os atores envolvidos neste conturbado processo de extinção das fundações públicas, herdado do governo anterior.

 

Os Sindicatos dos Radialistas e dos Jornalistas estão unidos pelos trabalhares em comunicação.

 

Abaixo Acordo para o conhecimento de todos:

 

 

Fonte: Sindicatos dos Radialistas e dos Jornalistas