Este foi mais um ano de obstáculos a serem ultrapassados. Começou com a presidenta Vera Daisy Barcellos, incansável na busca pela manutenção e pela conquista dos direitos da categoria, com a tarefa de passar o comando para a nova presidenta, Laura Santos Rocha, que assumiu o período da gestão de 2022/2025 com antigos e outros novos desafios, na agenda de lutas sindicais. Mas, em comum, uma certeza: que permanecerá o espírito de que ninguém solta a mão de ninguém. Podemos dizer que somos privilegiados. Segundo José Ribeiro, da Organização Internacional do Trabalho – OIT, fazemos parte de um pequeno grupo de 0,3% das organizações existentes no Brasil, que possuem mais de 54 anos de fundação. Por isso, as palavras resistência, reinvenção e resiliência, que tanto pautaram o ano de 2021, continuaram fazendo parte de duas gestões que cruzaram os seus caminhos, em 2022.

 

No dia de sua fundação, 23 de setembro, o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS publicou, em suas redes sociais, vídeos de entidades de classe, organismos internacionais, jornalistas e profissionais de diferentes áreas parabenizando os 80 anos de fundação da entidade. O trabalho, inédito, obedeceu a uma nova lógica de comunicação imposta por tempos pandêmicos e conquistou a opinião pública, que pode participar e interagir nas diferentes atividades propostas. No dia 13 de outubro, organizada pelo Núcleo de Imagem, foi lançada, no Facebook e Instagram, a exposição virtual de imagens com o tema ‘Fotojornalismo como protagonista da notícia’ e que alcançou 8.263 visualizações. Já em 24 de novembro, por meio do seu Núcleo dos Jornalistas Afro-brasileiros, o Sindicato realizou a atividade “Conversa com Basília Rodrigues”, onde a jornalista, que é analista de política da CNN Brasil, fez uma análise da conjuntura política atual e discorreu sobre a mídia e o racismo, dentro da programação do Novembro Negro Unificado.

 

Mas as comemorações alusivas aos 80 anos do SindJoRS permanecerá, ao longo de todo o ano de 2023, até o mês de setembro, porque uma entidade sindical, que se mantém ativa, mesmo contra todas as revoluções sofridas no campo do trabalho e da sociedade, por 80 anos, merece essa celebração. Durante este período, estamos promovendo muitas pautas paralelas, discussões, debates, reflexões, propostas, projetos e festividades que representam as necessidades, desejos e anseios dos e das jornalistas do nosso Estado. O objetivo é comemorar essa trajetória da instituição de forma participativa e integrada com as e os profissionais gaúchas e gaúchos.

 

PANDEMIA

Este foi, também, o período da revolução no modo de trabalho de jornalistas, ocasionada pelo reflexo da pandemia. A necessidade de prevenção ao Coronavírus, que colocou a categoria em teletrabalho, fez com que as e os profissionais arcassem com despesas adicionais de luz, telefone e internet, mesmo enfrentando a redução dos salários dentro do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Seguimos na busca pela correção desta prática que não favorece, em momento algum, as e os trabalhadores.

 

DEMISSÕES

Depois desta catástrofe de 2020/2021, em cascata, seguiram-se, em 2022, as inúmeras demissões de profissionais, nos veículos de comunicação, com o tombo da economia que veio no rastro da crise sanitária e da guerra entre Russia x Ucrânia. O SindJoRS lutou, mais uma vez, bravamente, denunciando e apoiando a categoria, com o apoio do seu departamento jurídico no acompanhamento da homologação das rescisões contratuais de jornalistas sindicalizados e que procuraram a sua entidade de classe.

NEGOCIAÇÃO SALARIAL

Depois de cinco rodadas de negociações com a patronal, a comissão de negociação do SindJoRS obteve 100% do INPC para jornalistas que recebem igual ao Piso Salarial: 11,90%, quando apenas 27, 6% das negociações no Brasil obtiveram resultados acima do índice inflacionário.

 

No início dos embates com os patrões, em 13 de junho, a patronal oferecia apenas 80% do INPC para os jornalistas que recebem o Piso. Com a pressão e as argumentações apresentadas pelos diretores do SindJoRS, a patronal cedeu e, no dia 06 de julho, chegou ao INPC integral, fechando um dos melhores acordos, via sindicatos, de todo o país.

 

PISO SALARIAL UNIFICADO

Em busca de um piso salarial unificado para toda a categoria, o SindJoRS propôs aos sindicatos patronais a extensão do PISO SALARIAL da Capital para os jornalistas de Caxias do Sul, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande e Pelotas. Proposta derrotada na mesa de negociações, mas que seguirá na nossa pauta para 2023.

 

HOME OFFICE

Assim como aconteceu, em 2021, o Sindicato apresentou proposta de pagamento de ajuda de custo mensal, aos trabalhadores em home office, para fazer frente a todos os custos adicionais necessários para viabilizar o cumprimento das atividades laborativas. O valor de R$ 100,00 (cem reais) mensais foi, mais uma vez, derrubado pelos sindicatos patronais.

 

TRABALHO NA BASE

A nova diretoria, que está à frente da entidade pelo triênio, foi empossada em 15 de agosto. E, aproveitando para divulgar as eleições para delegadas e delegados sindicais e regionais, realizou visitas às redações de emissoras de rádio e jornal da Capital. Esses encontros serviram também para estreitar os laços com a categoria. E os frutos destas visitas fez duplicar o número de representantes da entidade sindical nas redações e nas regionais. Ao todo, 11 candidatas e candidatos concorreram como representantes. Cinco, em empresas de Porto Alegre, e seis nas regiões de Erechim, Passo Fundo, Pelotas e Rio Grande. A meta, de acordo com a presidenta Laura dos Santos Rocha, jornalista profissional diplomada, funcionária da Rede Pampa de Comunicações, é de que estas visitas se tornem rotina da nova diretoria.

 

REPRESENTAÇÃO

As conquistas também fazem parte desta história de 80 anos. Pela primeira vez, o Sindicato alcançou uma representação no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – SICDHAS que terá a atuação coordenada pelo Núcleo de Diversidade e Gênero. Também permanecemos com a representação do COMDIM – Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.

 

Organizamos, em parceria com o Sindicato dos Gráficos e o Sindicato dos Radialistas, ações específicas do Dia Internacional das Mulheres, onde houve a discussão sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. O importante debate sobre o feminicídio no Rio Grande do Sul também teve a participação efetiva da diretoria do SindJoRS.

 

O Dia da Imprensa rio-grandina será comemorado, anualmente, no dia 03 de janeiro, projeto encaminhado pela Delegacia de Jornalistas da Cidade do Rio Grande, do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) e aprovado pela Câmara de Vereadores de Rio Grande. A delegacia regional ainda reuniu mais de 50 profissionais, na Praia do Cassino, para celebrar conquistas e planejar estratégias futuras.

 

Conseguimos mais uma vitória, na nossa representação junto a Federação Nacional de Jornalistas – Fenaj, que foi colocar em dia a dívida de contribuições com a entidade podendo, assim, fortalecer ainda mais a luta por toda a nossa categoria.

 

VIOLÊNCIA

O aumento dos casos de violência, contra profissionais da imprensa, tem preocupado o SindJoRS, que enxerga, nessas ocorrências, uma preocupante tendência de naturalização de ataques contra o setor. Atento para a integridade física dos profissionais, especialmente nas coberturas de eventos públicos, colocou um telefone/whatsapp para atender à categoria. O mesmo ocorreu nas eleições de primeiro e segundo turno.

 

 

No dia 2 de novembro, equipes de Jornalismo de Band TV, RDC TV, RecordTV RS e SBT foram atacadas, ao cobrirem as manifestações contra o resultado da eleição presidencial. Alguns profissionais sofreram agressões físicas, enquanto outros foram intimidados ou impedidos de trabalhar, em frente ao Comando Militar do Sul, em Porto Alegre, onde os manifestantes se concentravam.

 

Tão logo tomou conhecimento do fato, a direção do Sindicato encaminhou ofício ao governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, pedindo providências para assegurar a integridade das equipes. Em resposta, o líder do executivo deu garantias de que policiais militares passariam a acompanhar os trabalhos de cobertura jornalística aos atos de protesto.

 

A situação de insegurança para o exercício da profissão tem ocorrido, não apenas na cobertura política, mas, também, no setor de esportes e o SindJoRS, atento, manifesta-se, igualmente, quando as arbitrariedades se dirigem a toda a categoria.

 

IRREGULARIDADES NAS REDAÇÕES

A entidade tem respondido, prontamente, às denúncias de irregularidades nas redações dos veículos e, em conjunto com o Sindicato dos Radialistas RS e com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Porto Alegre – STIGPOA, publicou uma nota de repúdio quanto à maneira com que as e os profissionais das redações de TV, Rádio, Jornal e Revista do nosso Estado estão sendo tratados. Também se posiciona e cobra, das redações e seus gestores, para que coloquem em prática a garantia da execução das cláusulas assinadas nas convenções coletivas de trabalho 2022/2023.

 

Da mesma forma, busca o justo ressarcimento dos profissionais demitidos, quando do fechamento de veículos, como no caso recente do Diário da Manhã de Pelotas.

 

VITÓRIA JURÍDICA PARA CATEGORIA

A entidade saiu vitoriosa em mais uma ação coletiva, que pleiteava o ressarcimento de valores da Contribuição Previdenciária sobre o Aviso Prévio Indenizado. O SindJoRS conquistou a devolução de tributos, cobrados indevidamente pelo INSS, dos jornalistas demitidos a partir de dezembro de 2013 até os dias atuais.

 

Somos um conjunto de pessoas que procuram, da melhor forma possível, fazer a diferença. Lutamos para manter os direitos da nossa categoria e, se possível, conquistar sempre mais. Sabemos que, para isto ocorrer, precisamos de união para, juntos, fazermos mais e melhor. E este será o nosso principal desafio para 2023: aumentar ainda mais a nossa representação para podermos sentar à mesa de negociação, com as patronais, fortalecidos e com união. Assim, poderemos manter nossos direitos e avançar nas nossas conquistas. Porque JUNTOS, SOMOS FORTES. JUNTOS, SOMOS MAIS! Boas festas e feliz novo ano.

 

Texto: Rosa Pitsch e Arte: Laura Santos Rocha/Diretoria SindJoRS