Que ano, amigos e amigas, que ano!

 

Abrimos 2022 ainda enfrentando a pandemia da Covid-19 e suas variantes perigosas. Pelo menos, o governo Federal entrava em seu último ano – o governo que mais atacou jornalistas, depois do período da ditadura militar. Fomos agredidos, física e moralmente, ofendidos, tentaram nos censurar, impedir nosso trabalho, sofremos misoginia, racismo, discriminação de gênero, combatemos um bombardeio de fake news. Repudiamos todos eles e agimos para tentar impedi-los, garantindo, junto ao poder público, proteção aos trabalhadores da imprensa. Há muito não publicávamos tantas notas de repúdio.

 

Foi um ano difícil economicamente, esse 2022, não apenas pela má condução da política econômica de Paulo Guedes e da inexistência de boas relações exteriores do nosso país, mas, também, em consequência da guerra entre Rússia e Ucrânia. Em nome do mercado, empresas demitiram. E tivemos muitas dispensas nas redações do Estado, em especial no Correio do Povo. Paralelamente, travamos a luta pela reposição da inflação na nossa data-base. Foram inúmeras reuniões, com os sindicatos patronais, para garantir, no mínimo, os direitos já conquistados ao longo da história do Sindicato de Jornalistas Profissionais do RS – SindJoRS. Conseguimos 100% de reposição para o piso da categoria. Foi um dos melhores acordos realizados em todo o país. Imediatamente após, começamos o processo eleitoral, que elegeria a gestão 2022/2025, que resultou em vitória da chapa 1 SAUDAÇÕES A QUEM TEM CORAGEM! + SindJoRS + Luta + Direitos – chapa única. A linha de trabalho iniciada por Vera Daisy Barcellos, há três anos, seguiria com Laura Santos Rocha. Durante a apresentação do grupo, nas visitas às redações, a certeza de que estamos retomando o importante trabalho de base.

 

Mas esse 2022 também foi um ano em que lamentamos a perda de colegas, que deixaram importantes legados. Voltaire Porto, Divino Fonseca, David Coimbra, Armindo Antônio Ranzolin, Timóteo Lopes, Leonir Leonice Schmorantz, Sérgio da Costa Franco, Alfonso Abraham, Luiz Arnim Schuch, Adolfo Gerchmann; o ex-presidente do SindjoRS, João Souza; Índio Brum Vargas, Cleusa Aguiar, Rosvita Saueressig Laux, Mário Brasil e Elton Jaeger. Todos serão sempre lembrados, por todos nós, perpetuados na história da imprensa gaúcha.

 

Para encerrar esta mensagem de fim de ano falando em coisas boas, em 2022 o nosso Sindicato completou 80 anos de existência. Diretorias e associados que construíram uma história de conquistas, sempre com muita luta. Nada foi simples, nada foi fácil, mas sempre foi exigente, desafiador e apaixonante. Nossa comemoração começou em setembro e nossos eventos só terminarão no mesmo mês de 2023. Vivemos 2022 com muita intensidade e tivemos muito, muito mais.

 

Que em 2023, com o resgate da democracia, na eleição do presidente Luís Inácio Lula da Silva, os sindicatos voltem a receber a atenção, a importância e o respeito que merecem. E que continuemos priorizando os direitos da nossa categoria, ocupando nossos espaços e fortalecendo a nossa casa – o SindJoRS.

 

Boas Festas!

 

Diretoria SindJoRS