Para encerrar o mês do jornalista, o SindJoRS apresenta mais uma edição da Reportagem Especial. E traz aquele que é considerado mestre dos mestres, que contraria Nelson Rodrigues, porque, neste caso, a unanimidade é muito inteligente. Amante do futebol e da política, além do jornalismo. Ele é Carlos Henrique Esquivel Bastos que, no alto de seus quase 89 anos de idade, mostra que tem uma memória invejável.

 

A reportagem especial que encerra a programação do Mês do Jornalista, no SINDJORS, conta a história de um Jornalista daqueles com j maiúsculo. Daqueles que marcam história. Ele é chamado de mestre dos mestres, por quem trabalhou com ele. Estamos falando de Carlos Henrique Esquivel Bastos, o querido “Bastinhos”.

 

Natural de Passo Fundo e caçula de 4 irmãos, é filho de pai brasileiro, Araújo Bastos, e mãe argentina, Rosa Esquivel Bastos. Desde muito jovem sempre demostrou interesse pela vida política, os acontecimentos da sociedade e um talento enorme para construir notícias. Um ouvinte assíduo de rádio desde a meninice. Bastos coleciona títulos. É o único não publicitário a receber o título de Publicitário do Ano, prêmio promovido pela Associação Riograndense de Propaganda. É, também, Cidadão Honorário de Porto Alegre e de Itacurubi, onde ele e Ana possuem uma propriedade rural, além de Cidadão Emérito de Passo Fundo, e Prêmio Press Homenagem Especial, pela contribuição ao jornalismo gaúcho. E, assim, ele se encaminha para 68 anos de caminhada profissional. E tudo começou num tempo em que ainda nem havia faculdade de Comunicação. Mas, certamente, Bastos é um jornalista de fato e de direito.

 

A vida do veterano jornalista se mistura com a história do nosso Sindicato, com a história do jornalismo feito aqui no Rio Grande do Sul e da trajetória de tantos profissionais que passaram por ele e ganharam o Brasil… e até o mundo. Ele é, sem sombra de dúvida, uma das pessoas mais importantes do jornalismo gaúcho para muitas gerações.

 

Há quase 70 anos, Bastos é um dedicado militante do jornalismo, da política e do esporte. Uma figura conhecida e reconhecida por nunca se deixar levar, como jornalista, por suas paixões políticas e esportivas, como o fanatismo pelo Grêmio. Ele conta que, por querer ser isento, chegou a cometer um erro de avaliação, quando o tricolor foi campeão do mundo em 1983. Ele segue sendo apontado, pelos que trabalharam com ele, como um homem conciliador, articulador e conquistador de amigos.  Aos 88 anos (completa 89 em julho próximo), Bastinhos  não se cansa de contar histórias e, na reportagem, apresenta várias delas.

 

Um dos cinco pedetistas históricos, que trabalhou nos porões do Palácio Piratini, na Rádio da Legalidade, quando ela completou 50 anos coordenou os dois grupos de trabalho que organizaram as comemorações, na Assembleia Legislativa, do cinquentenário da resistência democrática, que assegurou a posse de João Goulart na presidência da República. Ele conta os bastidores e o maior desejo de Leonel Brizola.

 

Essa reportagem especial mostra apenas um pouco do muito que Carlos Bastos representa ao jornalismo do nosso Estado e a todos aqueles que passaram pelas suas mãos, aprenderam com ele e se tornaram, não apenas jornalistas melhores, mais qualificados, mas que, até hoje, são  seus fiéis amigos.

 

Assista em https://youtu.be/OYD9HLHg0sQ

 

Outros links utilizados na reportagem

15 ANOS DO JORNAL DO ALMOÇO – RBS TV – https://youtu.be/IK0wCr9BnT4

 

Ficha Técnica

Produção e reportagem: Carla Seabra 

Roteiro e edição de texto: Viviane Finkielsztejn

Imagens: Raphael Seabra 

Edição de imagens e finalização: Daniel Espinosa

NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA DO SINDJORS