Em mais um debate do seminário “Jornalismo, Sim!”, realizado nesta terça-feira (24/08), com entidades da sociedade civil da Região Sul, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) defendeu a criação de um fundo que busque estimular a diversidade e autonomia do jornalismo.

 

As atividades dos seminários buscam debater uma proposta de taxação das grandes plataformas digitais para a criação do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo, inicialmente chamado de Funajor.

 

Para Beth Costa, secretária-geral da FENAJ, a proposta busca ampliar a qualidade do jornalismo no país. “Nossa proposta é reverter um pouco esse caminho dos meios de comunicação e estimular novas fontes de informação, cobrindo todas as regiões do país”, disse.

 

Para o professor Rogério Christofoletti, da Universidade Federal de Santa Catarina, temos que enfrentar as maiores empresas da história. Para ele, “as big techs são inimigas do jornalismo”.

 

Ele cita três causas dessa avaliação: primeiro porque elas ajudam a drenar recursos do jornalismo. Segundo, elas não remuneram o jornalismo. E terceiro, que elas criam a sensação da gratuidade na internet, ajudando a convencer a não pagar pelo jornalismo. “Digo que é uma luta titânica, contra isso que estamos pensando soluções”, afirmou Christofoletti.

 

Nesta quinta-feira, o encontro será com as entidades da sociedade civil da Região Sudeste, com transmissão pelas redes sociais da FENAJ e dos sindicatos filiados.

 

Jornalismo, Sim!

O seminário “Jornalismo, Sim!” é realizado pela FENAJ e pelos sindicatos filiados, com apoio da Fundação Friedrich Ebert, da Union to Union (UTU) e da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).

 

Confira as datas dos próximos eventos online (horário de Brasília):

26 de agosto – quinta-feira – 20h – Sudeste
30 de agosto – segunda-feira – 20h30 – Centro Oeste
31 de agosto – terça-feira – 20h – Norte

 

Fonte: Fenaj