Entender como o isolamento social está afetando a Educação brasileira. Essa será nossa “Lição de Casa” como jornalistas, um projeto que nasce colaborativo e independente, reunindo profissionais das cinco regiões do país. A proposta chega no momento em que completamos seis meses isolados e municípios e Estados estão discutindo a reabertura das escolas.

 

Para o lançamento, foram produzidas 10 reportagens contando histórias de alunos da Educação Infantil, de ensino público, em 10 Estados, que estão sem aulas presenciais por causa da pandemia. Encontramos desafios e contextos familiares diferentes e desiguais, que dão subsídios para começar a refletir sobre a volta ou não das escolas em cada canto do país.

 

Além disso, no site você encontra quadrinhos, entrevistas com especialistas em Educação das cinco regiões e o podcast Lição de Casa. Tudo produzido em dois meses de muitas reuniões virtuais e trabalho.

 

A diversidade regional da equipe, que reúne 15 colaboradores de 10 Estados, é um dos grandes diferenciais do projeto. Dessa forma, é possível tratar de um tema tão complexo pela perspectiva das realidades locais, reunindo opiniões, contextos e vivências variadas. “A gente precisa definitivamente enxergar as pautas no Brasil com olhar diverso e plural, nacionalizando, de fato, as discussões, percorrendo todas as regiões”, afirmou a coordenadora e idealizadora do projeto, Joana Suarez.

 

Para dar continuidade ao projeto, conseguir fazer outras edições nacionais e contar mais histórias, foi lançado um financiamento coletivo no Apoie.se. Lá, é possível doar quantias únicas, com recompensas para além de apoiar o jornalismo independente brasileiro. A iniciativa prevê a produção de mais pautas, que podem se desdobrar em mais episódios de podcast, entrevistas, reportagens e quadrinhos.

 

Saiba mais, acesse:

Site: http://licaodecasa.org/

Apoie.se: https://apoia.se/licaodecasainvestigacao

Podcast: https://anchor.fm/lio-de-casa9

Twitter: https://twitter.com/licao_decasa

Facebook: https://www.facebook.com/licaodecasa.investigacao

Instagram: https://instagram.com/licaodecasa.investigacao

 

Fonte: Jornalista Emilene Lopes