Em passagem pelo Brasil para acompanhar o processo eleitoral do segundo turno, o presidente da Associação da Imprensa Uruguaia e da Federação de Jornalistas da América Latina e Caribe (Fepalc), o uruguaio Fabian Cardozo, cumpriu agenda sindical organizada pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) em São Paulo.

 

Na sexta-feira (28/10), Cardozo teve um encontro com representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A reunião, que ocorreu na sede da Central, no centro de São Paulo, contou com a participação, entre outros, do secretário de Administração e Finanças da CUT Brasil, Ariovaldo de Camargo, do secretário de Comunicação da CUT-SP, Belmiro Moreira, e do presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo e diretor da FENAJ, Thiago Tanji.

 

 

Os participantes fizeram uma análise da conjunta política entre os dois países e falaram sobre atuais os desafios da comunicação, em especial, dos conteúdos voltados à classe trabalhadora. Em seguida, Cardozo falou sobre uma convenção em defesa da liberdade do jornalismo – uma espécie de tratado internacional, da qual o Brasil não é signatário. O dirigente uruguaio entregou esse documento à campanha de Luiz Inácio Lula da Silva, de forma a firmar um compromisso com o tema.

 

Também na sexta-feira, Cardozo e Tanji visitaram o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). O presidente da FePalc aprendeu em primeira mão sobre a realidade dos trabalhadores brasileiros após a pandemia e como ela afetou especialmente os trabalhadores da imprensa no Brasil. Eles planejaram um evento híbrido antes do final do ano sobre jornalismo, trabalhadores e democracia na região.