Iniciativa tem como missão premiar e reconhecer trabalhos jornalísticos produzidos no Brasil e veiculados em jornais impressos, revistas, rádios, emissoras de televisão e veículos eletrônicos de comunicação com sede no país

 

A temática central do Prêmio AMRIGS de Jornalismo, esse ano, é “Crise Sanitária COVID-19: perspectivas para o setor saúde”. Podem ser inscritas matérias publicadas no período de 01 janeiro a 10 de agosto de 2022. Este ano, a premiação apresenta uma nova categoria: fotojornalismo.

 

A Comissão Julgadora será formada por médicos e jornalistas. A composição dos nomes será divulgada nos canais da AMRIGS até o dia 30 de agosto de 2022. Serão critérios de avaliação para a escolha dos trabalhos classificados: qualidade narrativa, tratamento contextualizado, domínio técnico e relevância do tema.

 

Haverá premiação em dinheiro e troféu para os três primeiros colocados em cada modalidade. Os autores premiados também receberão certificado. O Prêmio AMRIGS de Jornalismo – Edição 2022 integra o calendário especial de eventos comemorativos aos 250 anos de Porto Alegre. A ficha de inscrição e o regulamento completo estão disponíveis em https://www.amrigs.org.br/premiojornalismo

 

Calendário do Prêmio

07/04/2022 – Lançamento Prêmio AMRIGS de Jornalismo 2022

18/05/2022 – Divulgação do Regulamento

18/05/2022 a 14/08/2022 – Período de Inscrições

01/01/2022 a 10/08/2022 – Período válido de publicação e veiculação dos trabalhos jornalísticos

Até 30/08/2022 – Divulgação da Comissão Julgadora

18/10/2022 – Evento de premiação

19/10/2022 – Divulgação dos vencedores

 

Como foi no ano passado

A edição de 2021, marcou a retomada do Prêmio AMRIGS de Jornalismo. Na categoria Rádio, o vencedor foi Eduardo Matos (Rádio Gaúcha) com o trabalho “Um ano de isolamento: como anda a saúde de crianças e adolescentes”. Em segundo lugar ficou Felipe Fonseca Machado (Rádio Difusora) com o trabalho “Os reflexos da ausência do ensino presencial na saúde das crianças e adolescentes”. O terceiro posto ficou com Everton de Souza Calbar Junior (Rádio Guaíba) com o trabalho “Na Linha de Frente: a atuação médica nas UTIs em tempos de pandemia”.

 

Na categoria Televisão o 1o lugar foi de Francieli Alonso da RBS TV (Mamografia x Vacina covid: qual a relação entre elas?); o 2o lugar ficou com Giovanni Antonio Grizotti, da RBS TV, (Médico Abusador) e o 3o lugar ficou com Mônica Rossi (SBT Rio Grande) e o trabalho “Caso Klaus: cobertura jornalística especial”.

 

Em Mídia Online, o 1o lugar foi de Tales Giovani Armiliato (LegislaCast – Câmara de Vereadores de Caxias do Sul) com o trabalho “Informação ética a favor da medicina em tempos de pandemia”; o 2o lugar ficou com Giovanni Antonio Grizotti (RBS TV) com o trabalho “Balconistas de farmácias recebem comissão de laboratórios para indicar medicamentos e vitaminas a clientes, revela reportagem” e o 3o lugar com Aline Custódio (Zero Hora) e o trabalho “Poderão faltar psicólogos e psiquiatras”: saúde mental caminha para crise após pandemia”.

 

Na categoria Jornal/Revista, o 1o lugar ficou com Guilherme Jancowski de Avila Justino (Zero Hora) com Caderno Vida especial: 1 ano de pandemia; o 2º lugar com Aline Custódio (Zero Hora) e o trabalho “Uma cidade hospital” e o 3o lugar com Thiago Kern Copetti (Jornal Extra Classe) e o trabalho “O veneno está no ar, no solo, na água e na mesa dos gaúchos”.

 

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak