Comandadas historicamente por homens as duas entidades de classe de Jornalistas estão inovando mais uma vez. Samira de Castro, da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), e Laura Santos Rocha, do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS), estão concorrendo concomitantemente para comandar essas duas importantes instituições. Samira é a terceira mulher a estar enfrentando o desafio de representação nacional dos 31 sindicatos de todo o Brasil, após os mandatos de Beth Costa e Maria José Braga. Laura também é a terceira representante feminina à frente do SindJoRS, que completa 83 anos em 2024 , depois dos mandatos das jornalistas Vera Spolidoro, eleita em 1986 e reeleita em 1989, e Vera Daisy Barcellos, que concorreu em 2019.
Samira de Castro (acima, E) e Laura Santos Rocha (acima, D) estão concorrendo para as eleições da Fenaj e do SindJoRS, respectivamente, para a Gestão 2025/2028.
As eleições para escolher as novas diretorias da Federação, do Sindicato e das Comissões Nacional e Estadual de Ética, estão se aproximando. As urnas virtuais estarão abertas das 8h da manhã da próxima terça-feira (15 de julho) às 20h de quarta-feira (16 de julho), no horário de Brasília, e é importante que todas e todos jornalistas sindicalizadas(os) e em dia com a situação financeira verifiquem suas caixas de mensagens porque receberão, via e-mail, o login e senha para poder participar do pleito. A votação será realizada por meio da plataforma desenvolvida pela empresa Carcará Connet, que tem experiência em pleitos de entidades sindicais com segurança e confiabilidade.
O Colégio Eleitoral Nacional comunicou que mais de 9.000 jornalistas, sindicalizadas(os) em condições de voto em 30 de junho de 2025, cujos nomes, CPF, e-mails e telefones foram enviados pelos 31 sindicatos à Comissão Nacional Eleitoral (CEN). No Rio Grande do Sul, aproximadamente 500 profissionais, entre sindicalizadas(os) e aposentadas(os) estão aptos a registrar seu voto para escolher as diretorias que terão mandato de três anos, com início em agosto de 2025.
O sistema de eleição funcionará assim: na segunda-feira, 14 de julho, cada eleitor receberá uma mensagem por e-mail, disparada do endereço da eleição, que trará o link das eleições, a informação sobre login (o próprio e-mail do eleitor) e sua senha, gerada aleatoriamente pelo sistema. Haverá ainda a informação sobre os horários de início e final das eleições. Iniciado o horário de votação, o eleitor entrará no ambiente por meio do link, colocará o seu login e senha, e poderá votar. Primeiro, na chapa à Diretoria da Fenaj, branco ou nulo. Em seguida, em até cinco nomes dos sete candidatos à Comissão Nacional de Ética, branco ou nulo. Ao confirmar, terá encerrado o voto, e receberá em seu e-mail o comprovante de votação. Após encerrar seu voto, o sistema não permite mais que vote novamente, ou que mude o voto dado. Caso esteja na base de um dos sindicatos que realizam a eleição ao mesmo tempo e no mesmo sistema eletrônico, após encerrar a votação na Fenaj terá a opção de prosseguir para votar nas eleições do Sindicato.
Em alguns casos, em que o jornalista não tem o e-mail registrado na lista, mas tem um número de celular, as informações serão enviadas pelo seu whatsapp. A maneira de votar será a mesma. Há casos de jornalistas cujos sindicatos não têm o registro de meios de contatos, nem por e-mail, nem por celular, e que podem entrar em contato nos dias de eleição querendo votar. Da mesma forma, pode ocorrer que haja jornalistas cujos endereços de e-mail ou números de celulares estejam errados nos arquivos do sindicato (e, portanto, na lista entregue à CEN), e que, assim, não receberão a mensagem com link e informações de login e senha. A orientação da CEN é a de tentar garantir o voto a todas(os) as jornalistas e os jornalistas que estejam aptos a votar.
A Comissão Eleitoral Nacional orienta todos os sindicatos a que, nos dias de eleição, em horário o mais largo possível, disponibilize um computador na sede do Sindicato para os eleitores que quiserem fazer o voto em sua entidade. A mecânica do voto será a mesma (o eleitor terá de abrir o seu e-mail para acessar as informações e o ambiente de votação), mas o sindicalizado poderá contar com o suporte e orientação de sua entidade sindical. A Comissão Eleitoral Estadual estará presente na sede da entidade, em Porto Alegre, na Rua dos Andradas, 1270/13º andar, acompanhando todo o processo. O horário de votação, no SindJoRS, será das 10h às 18h, dias 15 e 16 de julho.
Assista o vídeo tutorial para orientar jornalistas sobre as eleições:
A presidenta da Fenaj, Samira de Castro, destaca a importância da participação da categoria nesse processo. “É fundamental que todas e todos jornalistas sindicalizados exerçam seu direito ao voto. A eleição da Fenaj define os rumos da nossa luta nacional em defesa do jornalismo, da democracia e dos direitos da categoria”, afirma.
“Tanto aqui em nosso Estado, quanto a nível nacional, temos importantes lutas como a PEC do diploma, a qualidade da informação, o combate às notícias falsas, as famosas fake news, e a luta pela democracia contra a barbárie. Lutamos pela dignidade do exercício profissional, que é nosso objetivo, por um ambiente saudável de trabalho e por uma justa remuneração. Precisamos estar mobilizadas(os) e isso só pode ocorrer com união da categoria. Com força, e trabalhando de forma organizada, teremos muito mais garra para poder lutar pela manutenção dos nossos direitos e pela conquista de muitos outros benefícios a mais. Essa luta é de todas e de todos e cada um e cada uma são fundamentais”, afirma Laura, presidenta do SindJoRS.
Eleições SindJoRS e Fenaj dias 15 e 16 de julho de 2025 on-line. Participe!
CASO NÃO RECEBA SUA SENHA E LOGIN DE ACESSO ENTRE EM CONTATO COM O SINDJORS: Whatsapp – (51) 32288146, secretaria@jornalistas-rs.org.br ou fenaj@fenaj.org.br
🚨 JORNALISTAS DE TODO O BRASIL, É HORA DE VOTAR!
📅 Dias 15 e 16 de julho
🗳️ ELEIÇÃO NACIONAL DA Fenaj
✊🏽 VOTE CHAPA 1 – FENAJ EM LUTA: PELOS JORNALISTAS, POR DIREITOS E DEMOCRACIA!
🗳️ ELEIÇÃO REGIONAL DO SindJoRS
✊🏽 VOTE CHAPA 1 – Coragem: nós podemos mais!
+ SindJoRS + Direitos + Jornalismo + Ética + Cidadania
Chegou o momento de fortalecer nossa organização nacional! As chapas 1, da Fenaj, reúne jornalistas de todas as regiões do país, com compromisso real na luta por valorização, direitos e democracia! Mesmo compromisso assumido pela Chapa 1, Coragem: nós podemos mais!, aqui no Rio Grande do Sul!
Defendemos:
✅ Reajustes salariais dignos e combate à precarização
✅ Defesa do diploma de jornalismo e da qualidade da informação
✅ Regulação das Big Techs e financiamento do jornalismo
✅ Fim dos assédios nos ambientes de trabalho
✅ Liberdade de imprensa como direito do povo
✅ Sindicatos fortes e organização coletiva de base
💪🏽 Vamos juntos seguir construindo uma Fenaj e um SindJoRS combativos, atuante e presente na vida de cada jornalista!
📲 O voto é online. Você receberá o link de votação no seu e-mail ou WhatsApp. Em casos de dúvidas, procure o seu Sindicato, no e-mail secretaria@jornalistas-rs.org.br e no Whatsapp (51) 32288146, ou envie um e-mail para fenaj@fenaj.org.br.
🚩 Diga sim à valorização de nossa categoria e do jornalismo.
Vote CHAPA 1, da Fenaj, e CHAPA 1, do SindJoRS!