A Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC-RS) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) vêm a público lamentar o fato ocorrido na data de hoje (31/10/2021) na Arena do Grêmio, durante a partida realizada entre o time da casa e o Palmeiras.

Torcedores invadiram o gramado, quebraram materiais de profissionais associados à ARFOC-RS e ao Sindjors, e colocaram sua segurança em risco. Situações como essa são deploráveis e não podem voltar a ocorrer. Uma minoria dos torcedores presentes estragou o espetáculo e causou danos aos profissionais da imprensa que estavam trabalhando no local.

A agressão aos repórteres fotográficos, cinematográficos e aos jornalistas é agressão à liberdade de expressão e à própria democracia. Sempre buscando a defesa dos interesses dos associados, a ARFOC-RS e o Sindjors zelam pelo cumprimento da Lei quanto aos direitos dos repórteres fotográficos, cinematográficos e jornalistas.

Nesse sentido, a Assessoria Jurídica das instituições está à disposição dos associados para que sejam tomadas as providências cabíveis no sentido de reparar os danos por ele sofridos.

Vera Daisy Barcellos Costa
Presidenta Sindjors