A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) promoveu, nesta quinta-feira (22), o lançamento do 64º Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo, realizado na sede da entidade, em Porto Alegre e transmitido pelo Facebook da ARI (@imprensars), com homenagem ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors). As inscrições para o prêmio abrem a partir de sexta-feira (23) e encerram dia 08 de novembro.

 

Além da Secretária de Comunicação do RS, Zete Padilha, participaram da cerimônia as representantes de Patrocínio da Unidade de Marketing do Banrisul, Josse Weingarnter e Juliana Toralles da Silva Pereira; o 2º Vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors), Pedro Dreher; o presidente da Arfoc, Rodrigo Ziebell, e o representante do Sindjors e da Arfoc, Jorge Leão.

 

Os 80 anos do Sindicato dos Jornalistas – que transcorre nesta sexta-feira, (23) – foram lembrados com uma placa alusiva, entregue pelo presidente da ARI ao 2º Vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors), Pedro Dreher. A secretária de Comunicação Zete Padilha se associou às homenagens e manifestou sua alegria em estar presente na solenidade. “Vejo que estou entre colegas aqui presentes e me emociono pois sempre tive orgulho da ARI. Destaco não apenas o Prêmio ARI, mas também o de Assessoria de Imprensa, que abriu espaço para colegas que atuam em assessoria mostrarem seus trabalhos”.

 

“Em primeiro lugar, gostaria de manifestar que, para o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – Sindjors , é uma grande honra receber esta homenagem da Associação Riograndense de Imprensa. Justamente na data em que a ARI lança seu tradicional prêmio de jornalismo que é considerado em nosso Estado a maior premiação para a nossa categoria profissional. E ao agradecer esta homenagem afirmo, em nome da diretoria do Sindjors, que, mais do que nunca, enquanto entidades associativa e sindical, precisamos unir nossas forças em defesa da democracia, em defesa do jornalismo e dos jornalistas”, salientou o 2º Vice-presidente, Pedro Guilherme Dreher, do Sindjors.

 

O presidente em exercício do Conselho Deliberativo da ARI, Luiz Adolfo Lino de Souza, o presidente da ARI, José Nunes, e a 1ª vice-presidente Jurema Josefa, junto com membros da diretoria, recepcionaram autoridades e dirigentes, bem como profissionais de diversas empresas de comunicação que prestigiaram a cerimônia.

 

 

Na oportunidade, a diretoria da ARI prestou homenagem pelos 100 anos do rádio, o que foi feito através de manifestação do associado Cid Martins, profissional que detém o maior número de Prêmios ARI na categoria Rádio. O repórter emocionou-se contando sua trajetória pela escolha do rádio para que o pai, cego, pudesse ouvir o seu trabalho. E lembrou seu primeiro prêmio, quando tocou um telefone e ele, recém iniciado na lide jornalística, atendeu. Era um exilado político que queria falar. Ele o ouviu, iniciando, então, uma reportagem que renderia um prêmio.

 

64ª edição do Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo

O jornalista e presidente da ARI, José Nunes, destacou que o Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo objetiva valorizar o trabalho jornalístico e estimular os profissionais gaúchos nas diversas áreas de jornalismo, independentemente da plataforma. Nunes enfatizou o apoio do Banrisul, enfatizando que o presidente Cláudio Coutinho e sua equipe, mesmo durante a pandemia, se mantiveram firmes, demonstrando, segundo ele, a certeza de que a ARI está no rumo certo, valorizando o jornalismo.

 

Neste ano, sua edição é comemorativa aos 87 anos da ARI e serão premiados trabalhos em 13 categorias profissionais: reportagem impressa (geral), reportagem econômica, reportagem cultural, reportagem esportiva, reportagem em áudio, reportagem em vídeo, reportagem web e crônica. Também serão reconhecidos trabalhos relacionados a planejamento gráfico nas categorias arte, fotojornalismo e charge.

 

Essa edição traz duas novas modalidades: reportagem nacional, para os jornalistas que atuam fora do Rio Grande do Sul e do Brasil (Os Desgarrados), e reportagem pelos 250 anos de Porto Alegre. Neste ponto, dois vídeos de profissionais gaúchos que atualmente residem em outras capitais foram apresentados. Os jornalistas Felipe Vieira (BandNews/SP) e Roberto Rodrigues (Correio Brasilense) deram seu apoio à iniciativa. O fotógrafo Ricardo Giusti também participou virtualmente da cerimônia. Presente no evento, a jornalista Joana Colussi, que começou carreira no Correio do Povo, depois ZH, RBSTV, Revista Globo Rural e atualmente está residindo e estudando em Illinois (Estados Unidos), também se manifestou sobre a importância de um prêmio ARI.

 

De acordo com o presidente da ARI, José Nunes, é uma satisfação muito grande lançar a edição 64 do Prêmio ARI Banrisul de Jornalismo. “Pela primeira vez a ARI estará premiando jornalistas que estão radicados fora do Estado. E temos também o Prêmio Especial, em comemoração aos 250 anos de Porto Alegre”.

 

O prêmio destinado aos profissionais que atuam fora do Estado, segundo Nunes, se fez necessário até como homenagem aos que iniciaram aqui sua carreira. “A partir do dia 22 todos os jornalistas gaúchos, radicados aqui, ou em qualquer parte do mundo, poderão inscrever seus trabalhos”. A temática do Prêmio Nacional será empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.

 

A premiação também vai contemplar a área universitária de Jornalismo, em cinco categorias: reportagem impressa, reportagem em áudio, reportagem em vídeo, reportagem web e fotojornalismo. Os primeiros e segundos lugares, além de menções honrosas, receberão um certificado, e o melhor trabalho entre todos ganhará o “Troféu ARI/Banrisul de Jornalismo Universitário”.

 

Já entre os profissionais, os dois primeiros lugares receberão um troféu, diploma, e o vencedor de cada modalidade ainda ganhará um valor em dinheiro. Conforme o regulamento, a mesma matéria não poderá concorrer em duas sessões diferentes e cada participante poderá encaminhar, no máximo, dois materiais por tópico.

 

Também será mantida a categoria “Antônio Gonzales de Contribuição à Comunicação Social”, premiação escolhida pela diretoria e conselho da ARI, sem necessidade de inscrição. Neste caso, são destacadas personalidades, entidades ou eventos que, de alguma forma, tenham contribuído à comunicação social.

 

O regulamento e as orientações para inscrição online de cada categoria são exibidos no site. A revelação dos premiados e entrega das distinções está prevista para o dia 16 de dezembro de 2022, no Salão Nobre da ARI ou em outro local a ser designado pelos promotores.

 

Fonte: Associação Riograndense de Imprensa (ARI)