AVISO DE PAUTA: NOTICIA URGENTE!

 

Quando: dia 23 de setembro de 2022

O quê: 80 Anos do Sindjors – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS

Fique de olho em nossas redes sociais porque temos muitas novidades para vocês.

 

CONTEXTO HISTÓRICO:
A década de quarenta marcou a história da civilização humana pela II Guerra Mundial, resultante do aprofundamento ao longo dos anteriores anos de processos de crises sociais, trabalhistas, morais, econômicas e políticas que promoveram a ascensão de governos de extrema direita em diferentes partes do mundo.

 

No Brasil, esta década foi marcada pelo governo de Getúlio Vargas, que dizendo atender os anseios da classe trabalhadora, que há anos iniciaram um processo reivindicatório e de luta por seus direitos, implantou a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) promulgada no dia 1 de maio de 1943. A CLT estabelece direitos e deveres de empregados e empregadores tais como jornada de trabalho, remuneração, férias, aviso prévio, rescisão de contrato, direito a sindicalização entre outras.

 

Um fato importante do ano de 1942 no Brasil foi a declaração de guerra aos países do Eixo – Alemanha, Itália e Japão, pelo governo Vargas, mesmo ano em que foi instituído o Cruzeiro como a nova unidade monetária brasileira.

 

Foi neste contexto de muitas lutas, crises e transformações mundiais que surgiu o Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul por meio da Carta emitida pelo Ministério de Estado dos Negócios do Trabalho, Industria e Comércio para a Associação Profissional dos Trabalhadores em Empresas Jornalísticas do Estado do Rio Grande do Sul. Este documento oficial fez nascer o nosso Sindjors, que passa a representar a categoria profissional dos jornalistas gaúchos a partir do dia 23 de setembro de 1942.

 

Nestes 80 anos de vida do nosso Sindicato temos muitas histórias, lutas e conquistas para contar e, por este motivo, pensamos que pautar uma única data seria muito pouco para o tanto que vivenciamos. Por isto, as comemorações dos 80 anos de aniversário do Sindjors iniciarão no próximo dia 23 de setembro e somente finalizarão na mesma data no ano seguinte.

 

COMEMORAÇÕES:

Durante este período queremos promover muitas pautas paralelas, discussões, debates, reflexões, propostas, projetos e festividades que represente as necessidades, desejos e anseios da(o)s jornalistas gaúchos. Nosso único objetivo é efetivamente comemorar essa trajetória da instituição de forma participativa e integrada com todos os profissionais do estado.

 

Convidamos a tod(a)os a(o)s profissionais, sindicalizados ou não, para que nestes festejos dos 80 anos venham conosco lutar pelos direitos a um trabalho digno e justo, o qual assegure ao profissional da comunicação uma vida digna e feliz.

 

Participe, debata, proponha, se engaje, pois sua opinião e participação é necessária e imprescindível para a construção das conquistas que buscamos para a(o)s jornalistas gaúchos.

 

Juntos, somos mais fortes!

 

Texto: Mônica Cabañas/Diretoria Sindjors

 

Leia também:

Exposição virtual de fotografias é a atividade de outubro em comemoração aos 80 anos do Sindjors

 

???????????????? ➡ Venha conferir, a partir do dia 13 de outubro de 2022, às 13 horas, a abertura da “Exposição Virtual de fotojornalismo dos 80 anos do SINDJORS – FOTOJORNALISMO COMO PROTAGONISTA DA NOTÍCIA”.

Nesta primeira etapa da Exposição, participam fotojornalistas que atuaram nas empresas de comunicação do estado, como também profissionais que neste momento seguem ativos no mercado. Os treze profissionais que abrirão a “Exposição Virtual” são: Dulce Helfer, Paulo Dias, Jorge Aguiar, Carlinhos Rodrigues, Rogerio Soares, Valdir Friolin, Alina Souza, Guilherme Almeida, Lauro Alves, Jefferson Botega, Mateus Bruxel, Rodrigo Ziebell e André Avila.

???????? SIGA, CURTA e COMPARTILHA NO FACEBOOK:
https://bit.ly/3MIJzoZ

INSTAGRAM:
https://bit.ly/3MqBnJL
https://bit.ly/3EBaIIg

 

Acompanhe as manifestações nas redes sociais da entidade:

 

Documentário – 80 anos Sindjors! ????????????????????????✊????

 

80 anos Sindjors – Parte 1! ????????????????????????✊????

 

80 anos Sindjors – Parte 2! ????????????????????????✊????

 

80 anos Sindjors – Parte 3! ????????????????????????✊????

 

80 anos Sindjors – Parte 4! ????????????????????????✊????

 

80 anos Sindjors – Parte 5! ????????????????????????✊????

 

80 anos Sindjors – Parte 6! ????????????????????????✊????

 

80 anos Sindjors – Parte 7! ????????????????????????✊????

 

80 anos Sindjors – Parte 8! ????????????????????????✊????

 

???? Gratidão! 80 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors)