“Reforçar o Jornalismo como instrumento de resistência e luta!”. Esta é a proposta que a presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS –SINDJORS, Vera Daisy Barcellos, está fazendo à categoria, por meio da CARTA AOS JORNALISTAS. Este tema foi, igualmente,tratado  pela Federação Nacional dos Jornalistas/FENAJ e  presidentes de sindicatos de Jornalistas de diferentes Estados brasileiros, durante interação ocorrida, na semana passada, no 38º Congresso Nacional dos Jornalistas em Fortaleza, no Ceará.

 

Também as diretoras e os diretores do SINDJORS participaram, no início de agosto, do Planejamento da Gestão, aprofundando a discussão sobre os principais eixos de trabalho a ser trilhados na gestão que se estende até 2022 e criaram campanhas para intensificar a compreensão pela categoria do acordo coletivo de trabalho (Foi o Sindicato que conquistou o acordo coletivo de trabalho 2019/2020).

 

É luta indiscutível promover a participação efetiva da categoria nas respectivas gestões. Mesmo havendo, por parte dos Jornalistas gaúchos, um significativo número que sente, diretamente, a crise financeira que afeta toda a população brasileira, optando, assim, por não contribuir com a cota de solidariedade, que foi instituída. O Sindicato entende que é com a união e participação de todos e todas que se vai mudar a realidade, acreditando no potencial de transformação da categoria. Por isso, o chamamento para que você, jornalista, participe da gestão que começou em 01/08/2019. Contamos com você!

 

CARTA ENCAMINHADA POR E-MAIL PARA A CATEGORIA

No dia 1º de Agosto de 2019 tomou posse a nova diretoria do nosso Sindicato, que terei a honra de presidir pelo próximo triênio. Para este novo desafio, faço um chamamento a todas e a todos: que se unam a mim e aos demais novos dirigentes, a fim de fortalecermos a nossa unicidade e as defesas do nosso diploma e dos nossos direitos.

 

Para manter nosso Sindicato de portas abertas e realizar este trabalho, insisto na importância de sua participação, de sua presença ao nosso lado, especialmente neste momento de tantos ataques aos direitos da classe trabalhadora e das suas entidades representativas. E, para que possamos dar andamento aos 76 anos de lutas do SINDJORS, convido a todas e a todos para que se associem a ele, se ainda não o fizeram, ou para que façam adesão à Cota de Solidariedade.

 

Destacamos que a cota, aprovada em assembleia da categoria, é de três parcelas bimestrais de R$ 40,00 (quarenta reais) e alcança todos e todas que têm registro em carteira nas empresas de comunicação do Rio Grande do Sul.

 

No entanto, para aqueles colegas jornalistas que possuem suas próprias empresas e/ou prestem serviços a entidades outras, convidamos para que também se juntem a nós, para garantir a sustentabilidade do SINDJORS, associando-se ou aderindo à Cota de Solidariedade. O valor total de R$120,00 (cento e vinte reais) pode ser dividido em três parcelas, ao longo do próximo período.

 

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

 

A conta bancária do SINDJORS para depósito de quem não terá o valor descontado no contracheque é:

Banco: BANRISUL (041)

Agência: 0062

Conta Corrente: 200 269-1404

CNPJ: 92.955.202.0001-05

OBS.: Envie o comprovante de depósito para o whatsapp do SINDJORS – (51) 98298-1092

 

Cordiais saudações,


Vera Daisy Barcellos, Jornalista Diplomada Reg. Prof. 3.804
Presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e componentes da Diretoria 2019-2022