O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – SindJoRS vem a público manifestar seu descontentamento com o que vem ocorrendo na Sala de Imprensa da Arena, após os jogos do Grêmio, quando da ocorrência de entrevistas coletivas.

 

Entendemos que os conselheiros do Clube e torcedores mereçam consideração da diretoria do Grêmio Football Porto Alegrense, mas alertamos que a presença de pessoas alheias aos escalados para entrevistas e profissionais da imprensa, não colabora com o bom andamento do trabalho de jornalistas e repórteres fotográficos e cinematográficos. As pessoas que têm acompanhado o trabalho jornalístico são torcedores apaixonados, muitas vezes sem a compreensão da seriedade do fazer jornalístico.

 

Por vezes – o que é mais grave – algumas destas pessoas se manifestam de forma desrespeitosa contra os profissionais da mídia, que estão exercendo seu papel de informar. Outrossim, esse tipo de procedimento também pode se caracterizar como cerceamento ao trabalho da imprensa, uma vez que aplausos, vaias e comentários agressivos podem ser considerados como ferramentas de pressão e/ou intimidação. A mídia livre e independente tem o papel de permitir que as pessoas tomem decisões com base em informações e na apresentação de uma diversidade de opiniões, livres de influência. A Arena é um estádio reconhecido pela FIFA e tem, em suas dependências, inúmeros espaços aos conselheiros e torcedores.

 

Não é admissível que a Sala de Imprensa, destinada ao atendimento – como o próprio nome já indica – da imprensa, tenha pessoas outras que não sejam os entrevistados e os jornalistas. O espaço é destinado apenas a profissionais que estão em busca de informações, para produzir a notícia, desenvolver um post ou contar uma história. Portanto, lamentamos, profundamente, que a função da Sala de Imprensa da Arena esteja sendo desviada para entretenimento de terceiros, descaracterizando desrespeitosamente a função principal do jornalismo: oferecer informação à sociedade.

 

Diretoria Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS

Gestão 2022/2025