O Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) vai realizar um painel sobre o Combate às Fake News, no próximo dia 4 de junho (terça-feira), às 18h30, no auditório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.

 

Haverá exposições de painelistas, cujos nomes estão sendo confirmados, e debate com os participantes. O objetivo é conhecer, entender e enfrentar as notícias falsas, que assumiram proporções alarmantes no Brasil e no mundo.

 

O evento, que já conta com o apoio da vice-diretora da Fabico, professora Ilza Maria Tourinho Girardi, será destinado preferencialmente a estudantes e comunicadores e está sendo promovido em parceria com entidades sindicais e organizações sociais, como o Movimento 3D – Democracia, Diálogo e Diversidade.

 

“Temos que combater a fabricação e a circulação impune dessas notícias falsas na imprensa e nas mídias sociais. Elas são responsáveis em grande parte pelo clima de ódio, intolerância e desrespeito na sociedade, além de terem virado poderosas ferramentas de disputa política e eleitoral”, afirma o secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, que integra a coordenação do Comitê Gaúcho do FNDC.

 

Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, Milton Simas Júnior, que também é da coordenação do Comitê Gaúcho do FNDC, o desejo é debatermos o tema e buscarmos alternativas para coibir tal prática. “Quando um presidente se destaca sendo o grande dissemidor de desinformação é porque algo está errado e assim não vamos chegar a lugar nenhum.”

 

 

Fonte: FNDC com CUT-RS e Sindjors