A Federação dos Jornalistas da América Latina e Caribe (Fepalc, em espanhol) realiza, nos dias 11 e 12 de setembro, seu Congresso Regional, na cidade de Lima (Peru). O evento será precedido, já no dia 9 de setembro, por uma atividade de formação do Escritório da Federação Internacional dos Jornalistas na América Latina (FIJ). A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) estará representada pelo diretor Celso Augusto Schroder, da Secretaria de Relações Internacionais, e da diretoria geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors.

 

Entre as pautas do Congresso, estão: Relatório sobre a gestão política, administrativa, econômica e financeira do Comitê Executivo; Política sindical regional e mundial para o fortalecimento e desenvolvimento da Fepalc; Ratificar o pedido de reincorporação à Fepalc da Associação de Imprensa Uruguaia (APU); Aprovar o pedido de filiação à FEPALC da Associação Hondurenha de Imprensa (PHA); Deliberação de moções ordinárias e moções urgentes e Eleição da Comissão Executiva da FEPALC, período 2022-2025.

 

A Fepalc é organização internacional que reúne 13 Sindicatos Nacionais de Jornalistas da América Latina e do Caribe, com uma representação de 57 mil trabalhadores. Luta contra todo tipo de discriminação, com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, na Convenção Americana de Direitos Humanos, no artigo 108 da Declaração de Princípios de Liberdade de Expressão da CIDH de outubro 2000 e os Estatutos e Resoluções da Federação Internacional dos Jornalistas.

 

Fonte: Fenaj