O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors se soma à Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ e ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo – SJPSP no repúdio veemente a mais uma agressão à jornalista Vera Magalhães. A escalada de violência a que estão sendo submetidos os/as jornalistas no país é tema de preocupação do Sindjors, que completa 80 anos de luta e proteção à categoria. Recentemente a própria entidade foi vítima de mensagem de ódio e emitiu nota (veja aqui) referente ao caso e a outras agressões sofridas por colegas, entre elas a própria Vera Magalhães.

 

A profissional foi atacada pelo deputado bolsonarista Douglas Garcia, na noite de ontem (13/09), no Memorial da América Latina, em São Paulo, onde o candidato a deputado federal pelo Republicanos assistia ao debate entre candidatos ao governo do Estado.

 

Com celular em punho, o deputado, que fazia parte da comitiva do ex-ministro e candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi para cima da apresentadora afirmando que ela é “uma vergonha para o jornalismo” e questionando o valor do seu contrato de trabalho. Vera teve de sair escoltada do local do evento.

 

O ataque misógino à jornalista soma-se aos tantos já protagonizados por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), e pelo próprio presidente, e representa não só uma violência contra todas as mulheres e contra toda a categoria dos jornalistas, mas também mais um grave atentado à Democracia em nosso país.

 

Vera tem sido alvo de bolsonaristas desde que fez uma pergunta ao presidente Jair Bolsonaro durante o debate presidencial no fim de agosto e foi atacada por ele. Durante o ato de 7 de Setembro no Rio de Janeiro, convocado por Bolsonaro e com presença dele, um grupo já havia pendurado um cartaz com a foto e ofensas à apresentadora em um trator.

 

Expressamos nosso irrestrito apoio e total solidariedade à colega Vera Magalhães e exigimos a imediata cassação do deputado estadual de SP, Douglas Garcia, bem como sua responsabilização pela Justiça. Não podemos mais assistir a essa escalada do Estado de barbárie! Basta!

 

Basta de ataques às Jornalistas!

Basta de violência contra as mulheres!

Brasília, 14 de setembro de 2022

Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ

Comissão Nacional de Mulheres da FENAJ

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

 

Leia mais:

Novo ataque a Vera Magalhães é resultado da onda bolsonarista de intimidação ao jornalismo