Os cartunistas gaúchos – humoristas do traço – levantam-se num segundo grito pela independência, pela nossa liberdade de pensar, agir e existir.

 

Armados com seus lápis, pincéis e tintas, denunciam o autoritarismo, a intolerância e a violência.

 

Treinados nas lidas do humor gráfico vêm através do riso apontar para o perigo real da entrega do território, da cultura e da riqueza nacional.

 

Determinados, os cartunistas mostram como o humor de verdade esclarece e liberta, ao contrário “dissodaí, talquei”?

 

Assim, começa nesta segunda-feira (2/9), a mostra que reúne desenhos de 19 cartunistas da Grafistas Associados do Rio Grande do Sul (Grafar).

 

A abertura da exposição Independência em Risco será às 18h, quando os expositores farão um desenho coletivo ao vivo.

 

Com entrada gratuita, a mostra alusiva à independência do Brasil tem o apoio do gabinete do vereador Marcelo Sgarbossa (PT). Os 36 desenhos de humor seguirão expostos até o dia 19 de setembro, no segundo andar da Câmara Municipal de Porto Alegre – Avenida Loureiro da Silva, 255 – com entrada franca,

 

Integram o grupo de expositores os cartunistas Alexandre Beck, Alisson Affonso, Bier, Bruno Ortiz, Dóro, Edgar Vasques, Edu Oliveira, Elias, Eugênio, Gui Moojen, Hals, Kayser, Koostela, Latuff, Nik, Santiago, Schröder, Uberti e Vecente.

 

A exposição teve como organizadores os cartunistas Dóro, Hals e Vecente. Esses três artistas tem uma trajetória consolidada no cartum gaúcho e presença constante em todos os eventos onde essa modalidade das artes gráficas é solicitada a manifestar-se sobre os vários temas sensíveis que movimentam a agenda contemporânea, tais como a política, o meio ambiente, a luta por direitos e a cultura em geral.

 

Cabe destacar a participação nessa exposição de dois ícones do grafismo gaúcho, que já tiveram presença marcante com sua arte em outro período sombrio da nossa história, onde usaram seu traço ferino para denunciar o estado de exceção instaurado com o golpe de 64, assim como registraram todas as lutas que mobilizaram a sociedade brasileira na luta contra aquele arbítrio. Da sua maneira, tanto Edgar Vasques como Santiago, fizeram a crônica de um considerável período de nossa história e a compreensão mais profunda dos fatos que o marcaram passam obrigatoriamente pela observação e análise de tudo o que eles produziram e produzem. Santiago, aliás, mostra nessa exposição um de seus primeiros trabalhos como chargista, que resistiu a passagem do tempo e é, lamentável mente, de uma atualidade a toda a prova.

 

SERVIÇO: Independência em Risco – Exposição da Grafar

Data: 02/09/2019 – segunda
Horário: a partir das 18 hs
Local: Câmara Municipal de Vereadores – 2º andar

 

Fonte: O Café (www.ocafe.com.br)