Kátia Marko, editora-chefe do Brasil de Fato RS, recebeu a Medalha Alberto André, da Associação Riograndense de Imprensa – ARI, pela carreira construída desde 1994, ano em que terminou o curso de jornalismo, na Unisinos.

 

A noite de festa, no auditório da ARI, no último dia 05 de abril, teve dois momentos: o descerramento da foto do ex-presidente Luiz Adolfo Lino de Souza, que ficou à frente da associação de 2017 a 2021; e a entrega da Medalha Alberto André a 11 jornalistas, destaques nas suas atividades profissionais e escolhidos pelos diretores e conselheiros da ARI. A diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – SindJoRS -, Kátia Marko, foi uma das agraciadas. 

 

 

Kátia é formada pela Unisinos e atuou por 27 anos como assessora de comunicação do movimento sindical, incluindo a Central Única dos Trabalhadores do RS – CUTRS, participou da criação da TV Comunitária de Porto Alegre, do jornal Brasil de Fato, e do Conselho Municipal de Comunicação. Ela segue como editora-chefe do jornal Brasil de Fato RS e é diretora do SindJoRS desde 2019. Desde o ano passado, Kátia Marko é articuladora da Região Sul da Rede Nacional de Proteção a Jornalistas e Comunicadores, criada pelo Instituto Vladmir Herzog, e, neste ano, foi eleita delegada do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. A jornalista recebeu a medalha das mãos da 1ª vice-presidenta da ARI, a jornalista Jurema Josefa.

 

Os demais agraciados com a medalha foram Antônio Carlos Macedo, Francisco Alves, Hilda Haubert, José Antônio Vieira da Cunha, Julieta Margarida Amaral, Júlio César de Magalhães, Magda Rodrigues da Cunha, Mario Alberto de Paula Gusmão, Patrícia Knebel e Taline Oppitz. O SindJoRS foi representado pela 1ª vice-presidenta, Carla Seabra, que entregou a medalha à jornalista Julieta Amaral. Esteve presente à cerimônia, também, a secretária de Comunicação Social do Estado, Tânia Moreira.

 

Após as homenagens, foi oferecido um coquetel aos convidados. A noite teve fundo musical do saxofonista James Grandson e da dupla Zé Martins e Dão Real, do Grupo Unamérica. O SindJoRS parabeniza o presidente da ARI, José Nunes, pelo evento, e todos os comunicadores agraciados com a Medalha Alberto André, que desde 2017 valoriza pessoas que contribuíram no Jornalismo ao longo da carreira. O Sindicato também manifesta orgulho em ter, no seu quadro de diretores, uma jornalista como Kátia Marko, de reconhecido trabalho e colaboração à sociedade e à categoria. 

 

Texto e fotos: Carla Seabra / diretoria SindJoRS