A Delegacia dos Jornalistas da Cidade do Rio Grande, o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS – e a Federação Nacional de Jornalistas – Fenaj – repudiam o uso da Hora da Doutrina da Câmara de Vereadores do Rio Grande para o ataque contra profissionais jornalistas que cumprem sua missão diária de informar a sociedade sobre os principais fatos da região.

 

Os ataques proferidos por parlamentares contra o portal Rio Grande Tem e sua jornalista responsável, Thuanny Cappellari,  na segunda-feira, 24, ultrapassam, em diversos momentos, os limites republicanos que devem pautar as relações entre os agentes políticos e a imprensa. Vereadores são eleitos para representar a população e, mais do que isso, devem sempre estar dispostos a prestar os esclarecimentos necessários sobre qualquer tema. O respeito entre agentes políticos e profissionais da imprensa deve ser sempre mantido.

 

Quando há uma possível inconformidade de informações existem meios disponíveis para os devidos ajustes, sem a necessidade de ataques pessoais, como os proferidos. O trabalho profissional jornalístico é pautado por uma série de práticas e guiadas por um Código de Ética que preza pela informação de qualidade.

 

Por fim, o SindJoRS, por meio da Delegacia dos Jornalistas da Cidade do Rio Grande, e a Fenaj repudiam o conteúdo das falas dos vereadores e reforça que sem imprensa livre não há Democracia.