A Delegacia Regional de Santa Maria, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul – SindJoRS – realizou sua primeira reunião externa, na tarde da quarta-feira (27). O evento foi na Secretaria de Município de Gestão e a pauta foi proposta pela Delegacia Regional dos Jornalistas, que reivindica a criação de vagas para jornalistas efetivos pelo Poder Executivo, já para o próximo concurso, previsto para acontecer no primeiro semestre de 2024. Participaram da atividade o Delegado Regional do SindJoRS de Santa Maria, Mateus Azevedo, a secretária da Mulher do Sindicato dos Municipários de Santa Maria, Vivian Serpa, e a secretária de Gestão do município, Carolina Lisowski.

 

A secretaria de Gestão afirmou que a criação do cargo de Jornalista efetivo está no horizonte da Prefeitura. A chefe da pasta argumentou que o próximo certame acontecerá em duas etapas e que as vagas reivindicadas podem ser incluídas na segunda etapa.

 

Azevedo destaca a importância de jornalistas efetivos para a realização da comunicação institucional da Prefeitura. “Não somos contra jornalistas terem outras formas de contrato, muito pelo contrário. Mas estamos na luta para ampliar as vagas de jornalistas no Poder Executivo, através de concurso público. O que, hoje, não existe. E acreditamos que a comunicação institucional, diferente da de governo, deve ser realizada por Jornalistas efetivos”.

 

Como deliberação, a Delegacia Regional dos Jornalistas e o Sindicato dos Municipários de Santa Maria contribuirão com a construção das atribuições do cargo e encaminharão essa sugestão ao Poder Executivo.

 

Texto: Mateus Azevedo/Delegado Regional do SindJoRS em Santa Maria

Foto: Guilherme Pitaluga (colaboração)