Na noite do dia 19, o lançamento da chapa única para as eleições do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors contou com a presença dos jornalistas Juarez Fonseca e Jurema Josefa como convidados. Ambos trouxeram gratas lembranças das antigas gestões do Sindjors ao longo dos 79 anos da entidade.

 

Juarez Fonseca, que foi diretor do Sindicato nas gestões de Lauro Hagemann e de Fernando Goulart e foi membro do Conselho de Ética, lembrou momentos marcantes como a greve dos funcionários e o fechamento da Empresa Jornalística Caldas Junior. Também fez referência à Reforma Trabalhista do Governo Temer que decretou o desmonte dos sindicatos e a fuga de associados.

 

Jurema Josefa, 1ª vice-presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), além de relatar sua experiência nas fileiras do Sindjors, fez a proposta aos integrantes da futura gestão de que a ARI e o Sindjors, “que são entidades complementares”, realizem eventos conjuntos. A dirigente ainda lembrou nomes importantes que dedicaram parte de suas vidas ao Sindicato como João Souza e Antoninho Gonzales, ambos já falecidos.

 

Prestes a encerrar sua gestão, Vera Daisy Barcelos fez um relato de sua gestão à frente do Sindjors, ressaltando que “foram tempos difíceis”, referindo-se à pandemia do Covid 19 e lembrou do seu trabalho de militância nas redações, em especial das assembleias realizadas na Zero Hora, onde trabalhou por vários anos.

 

Laura Santos Rocha, que é candidata à presidência na chapa ‘Saudações a quem tem Coragem! + Sindjors + Luta + Direitos’, a única que concorrerá às eleições de 2022-2025, afirmou que “as pessoas perguntam o que ganhariam individualmente ajudando o sindicato? Eu gostaria que elas perguntassem o que ganharemos se todos ajudarmos o sindicato?”.

 

Segunda Live

No dia 25, 20h, ocorre a próxima live onde estarão presentes a presidenta da Federação Nacional de Jornalistas –  Fenaj, goiana Maria José Braga; a atual 2ª Vice-Presidente, a cearense Samira de Castro, candidata à presidência da entidade pela chapa ‘Unidade na Luta – Em Defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia’, e Cristina Charão (ex-TVE), diretora de Formação Sindical e Profissional do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. A mediação do encontro será de Katia Marko, diretora do Sindjors, e de Celso Augusto Schröder, diretor de Relações Internacionais da Fenaj, e também com a participação de integrantes da nominata.

 

O evento também contará com representantes da empresa responsável pela plataforma da votação por meio eletrônico, a Eleja Online, quando explicará como será o processo eleitoral.

 

Texto: Rosa Pitsch/Diretoria Sindjors