O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors – alerta que o prazo para atualização cadastral, que permite participar das Eleições 2022/2025 da entidade, está se esgotando. Conforme aponta o artigo 1º do Regimento Interno das Eleições Sindicais: “Compete aos associados do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul, quites com suas obrigações sociais, eleger os integrantes da Diretoria, do Conselho Fiscal, da Comissão de Ética, em conformidade com a lei vigente e com os preceitos deste Regimento e o Estatuto da entidade”.

 

Para agilizar o processo, o Sindicato colocou, à disposição do filiado, a atualização cadastral on-line, pelo site www.jornalistas-rs.org.br. Essa ação está em consonância com o Artigo 10º: “A relação de todos os associados aptos a exercer sua condição de eleitor deve estar pronta até 50 (cinquenta) dias antes das eleições”. Além disso, é fundamental estar com a documentação e obrigações em dia para eleger ou disputar qualquer cargo no pleito. Lembrando que, conforme dita o Regimento, “para exercer direito ao voto, o associado deverá ter quitado as mensalidades 60 (sessenta) dias antes da eleição e estar efetivo há mais de 6 (seis) meses no quadro social (art. 9º).

 

Na Assembleia Geral Extraordinária virtual, do último dia 13 de maio, foi escolhida a Comissão Eleitoral, que abre e encerra todo o processo que envolve o pleito, responsabilizando-se pela guarda e segurança do sistema de votação e a lista de votantes, recebendo a inscrição das chapas, verificando o preenchimento dos requisitos de elegibilidade, definindo os espaços e prazos de realização de propaganda, garantindo que todas as chapas inscritas tenham as mesmas condições e oportunidades para a utilização do patrimônio e instalações do Sindicato.

 

Também garante a presença de representantes de todas as chapas em sua composição final e credencia os fiscais para cada uma delas, garantindo as presenças deles junto ao controle do processo de votação. Ao final, cabe à comissão, juntamente à empresa que fará a auditoria da votação, dar divulgação do resultado, garantindo acompanhamento de representantes de todas as chapas que disputaram o pleito. A Comissão Eleitoral nomeará uma junta de profissionais para auxiliá-la, composta por um advogado e um funcionário do Sindicato (art. 6º). Dica Sitoni, Luiz Pinheiro e José Lima estarão no comando das Eleições 2022/2025, que ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de julho próximo, mesma data da eleição para escolha da nova diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

 

O Sindjors lembra, ainda, que a votação, a exemplo da última eleição da entidade, será totalmente de forma on-line, por meio da Eleja Online, com garantia de transparência e legalidade do processo com auditoria da empresa OKSI Gestão e Estratégia Ltda. Diante da importância de todos e todas participarem, não apenas das eleições, mas também do Sindicato que os representa, apropriando-se das lutas que temos e teremos pela frente, atualize seu cadastro. É simples, é rápido e é decisivo: www.jornalistas-rs.org.br.

 

Texto: Carla Seabra/Diretoria Sindjors