O Sul21, veículo digital que tem 10 anos de existência e cumpre um importante papel para a democratização da comunicação, sofreu um ataque descabido, no programa eleitoral do candidato Sebastião Melo (MDB), nesta terça-feira (24/11). Durante a apresentação, o programa fez uma acusação falsa ao Sul21, afirmando que obteve na Justiça uma decisão favorável à retirada do ar de uma suposta “fake news” que o site e outros veículos teriam publicado. O editor do Sul21, Luís Eduardo Gomes, disse que “o candidato usou um horário público para atacar um pequeno e modesto veículo de imprensa, mas muito sério, e nos acusar de publicar algo que nunca publicamos. E, pior, a campanha dele sabe que nunca publicamos, porque eu falei pessoalmente com o assessor de imprensa dele na segunda-feira a respeito disso. Dia que ele cancelou a participação em uma sabatina do Sul21 para a qual ele tinha aceitado o convite”.

 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) lamenta e repudia a atitude do candidato Sebastião Melo (MDB), já que uma falsa acusação prejudica o trabalho de todos os jornalistas, especialmente os independentes, uma vez que cria uma política hostil, que leva a um sentimento de desconfiança ao trabalho da imprensa. O sindicato reforça que é inadmissível que profissionais da área continuem sofrendo agressões verbais e físicas.

 

De acordo com a organização internacional Artigo 19, que monitora o direito e o acesso à informação, no mundo, desde o início da pandemia e até o mês de setembro de 2020 já foram registrados, pelo menos, 82 ataques diretos contra jornalistas, comunicadores e profissionais do setor, no Brasil. “Notícias falsas contra profissionais do jornalismo e disseminação de fake news não vão nos calar, nossa luta é por uma imprensa livre, responsável, ética e pela democratização da comunicação”, diz a presidenta do Sindjors, Vera Daisy Barcellos. E completa: “nossa solidariedade e apoio incondicional ao Sul21”.

 

Texto: Carla Seabra/Diretora Sindjors