As jornalistas Stela Pastore (Núcleo de Relações Institucionais SindJoRS e vice-presidência Sul Fenaj) e Letícia Castro (Núcleo de Comunicação SindJoRS e Secretaria de Mobilização em Assessoria de Comunicação Fenaj) tiveram publicado, na versão impressa do Jornal do Comércio desta quinta-feira, 23 (veja a seguir), e on-line de quarta-feira, 22 (leia aqui), o artigo “Assessoria de imprensa é jornalismo“, em que destacam a importância do reconhecimento dessa função jornalística, em especial num cenário de desinformação, precarização e pejotização.
A presidenta do SindJoRS, Laura Santos Rocha, saudou a publicação, e acrescentou que “a luta pelo reconhecimento de assessores de imprensa como jornalistas é tão importante como a necessidade do retorno da obrigatoriedade do diploma para o exercício profissional”. “Mais do que reconhecimento, isso é justiça e valorização para uma atividade que tem um compromisso social inegável. Só com profissionais capacitados é que poderemos combater de verdade as fake news, o negacionismo e os ataques à democracia”, completou.
O tema foi abordado no 22° Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjai), em 2023, do qual o SindJoRS participou e contribuiu (veja aqui), e que lançou a campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista”. O material da campanha pode ser acessado aqui. A pauta será abordada também no 40º Congresso Nacional da Fenaj, que será realizado de 10 a 13 de dezembro em Brasília (inscrições e programação aqui).
Leia o artigo a seguir:
Assessoria de imprensa é jornalismo
Leia também:
Curta, comente e compartilhe:
Ver essa foto no Instagram