Cumprindo o estatuto da entidade, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) realizou assembleia geral de prestação de contas, na noite dessa quinta-feira (09/6), de forma on-line, pela plataforma Google Meet. Na pauta, a apreciação do balanço financeiro 2021 e da previsão orçamentária para 2022. Os dois pontos foram aprovados por unanimidade dos votantes.

Na análise do contabilista Nelson Cordoni, do escritório Cardeal, que presta assessoria contábil para o Sindicato, a cada ano, as gestões vão diminuindo o déficit financeiro da entidade, possibilitando que a diferença entre receitas e despesas seja totalmente sanada já no período de 2022. Tesoureira do Sindijors desde janeiro deste ano, Silvia Fernandes destacou que a gestão está com as contas em dia, cumpre com o pagamento das parcelas da dívida junto ao INSS, e que todas as despesas administrativas mensais são controladas para que não ultrapassem a capacidade de arrecadação com mensalidades e cota de solidariedade.

“É importante destacar, também, que nenhum integrante da gestão utiliza verbas do sindicato a título de representação sindical. É um esforço voluntário e contamos, apenas, com uma colega cedida para atuar, diariamente, na entidade, juntamente com uma funcionária contratada. Isso não impede que o atendimento seja prestado de forma adequada e todas as demandas, trazidas pela categoria, sejam encaminhadas”, avaliou a tesoureira após a conclusão da assembleia.

ORÇAMENTO 2022

O orçamento do Sindjors, previsto para 2022, tem, como perspectiva, manter o volume de arrecadação e despesas efetivado no ano anterior, apenas com a correção da inflação. Durante a assembleia, na discussão deste ponto de pauta, foi apresentada a proposta de correção no documento, com o acréscimo das despesas necessárias para custear o processo eleitoral on-line, para escolha da Diretoria 2022 – 2025 do Sindjors, que acontecerá em julho.

Jornalistas, associados ou não, que tiverem interesse em obter informações da Prestação de Contas 2021 e que não puderam participar da assembleia, podem agendar visita presencial para que os documentos sejam apresentados. O Sindjors está com atendimento presencial das 9h às 12h e das 13h às 18h e agendamentos podem ser encaminhados pelo telefone (51) 32282146 e/ou pelo e-mail secretaria@jornalistas-rs.org.br.