A educação de crianças e jovens vem sofrendo mudanças drásticas nos últimos dois anos. O uso de tecnologias em sala de aula passou a ser a principal forma de acesso dos estudantes a aulas remotas durante a pandemia de Covid-19, que acelerou discussões em torno de desigualdades nos processos de aprendizagem.

 

Para ajudar jornalistas a lidarem com pautas tão complexas, a Bori realiza, na manhã do dia 11 de março de 2022, o curso gratuito “Cobrindo Tecnologias na Educação” em parceria com o Transformative Learning Technologies Lab do Teachers College, Universidade de Columbia, Nova York.

 

O curso terá 25 vagas para profissionais da imprensa atuando em diversos veículos de comunicação de todo o país interessados na cobertura do tema. A ideia é qualificar a imprensa para um olhar mais crítico sobre os impactos do uso de ferramentas tecnológicas e novas formas de ensino. Jornalistas interessados em participar podem se inscrever até 9 de março de 2022 neste link .

 

Na oportunidade, os especialistas do TLT Lab, Paulo Blikstein, Rodrigo Barbosa e Silva e Fábio Campos trarão as evidências científicas mais recentes sobre tecnologias educacionais, discutindo conceitos e desafios na cobertura do tema. Os assuntos abordados estão na pauta do dia da cobertura jornalística em educação, como educação híbrida, por causa da pandemia de Covid-19, e privacidade e vigilância de alunos e professores, no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

A primeira edição do curso “Cobrindo Tecnologias na Educação”, realizada em fevereiro, teve recorde de inscritos. Foram mais de 120 inscrições recebidas, o que contabiliza mais de cinco inscrições por vaga. A alta demanda reflete o interesse de jornalistas em se especializarem em coberturas de educação.

 

“As políticas de educação no Brasil também são construídas pelo trabalho da imprensa. Histórias contadas, e argumentos baseados em evidências ajudam o trabalho de quem está na ponta”, observa Fabio Campos, professor do TLT Lab e doutorando na New York University, nos Estados Unidos.

 

Inscrições

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfsda_oSNRjzikiknB8uLpSdfAmR62uLkpkRPwLqWmfNZBGQQ/viewform

 

Programação

Quando: 11/03/2022

 

Horário

9h30 – De que tecnologias educacionais estamos falando? – Paulo Blikstein (PhD) e Fabio Campos (MA)

10h – Os desafios da educação híbrida – Paulo Blikstein (PhD)

11h – Proteção de dados nas escolas e capitalismo de vigilância – Rodrigo Barbosa e Silva (PhD)

11h30 – Cobrindo Edtech no Brasil – Paulo Blikstein (PhD)

 

Palestrantes

Paulo Blikstein, PhD – Professor na Escola de Educação da Universidade de Columbia, EUA, e professor afiliado no Departamento de Ciência da Computação da mesma universidade. É diretor do Transformative Learning Technologies Lab (TLTL), presidente-fundador da comunidade Ciências da Aprendizagem Brasil. Doutor pela Northwestern University (EUA), mestre pelo Massachusetts Institute of Technology (EUA) e engenheiro pela Escola Politécnica da USP.

 

Rodrigo Barbosa e Silva, PhD – Pesquisador em políticas públicas para inovação tecnológica e para privacidade educacional no Transformative Learning Technologies Lab no Teachers College Columbia University. Cientista da computação e empreendedor da tecnologia. Doutor em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná / PPGTE. Pós-doutor pela Universidade de Stanford (EUA).

 

Fabio Campos, MA – é pesquisador e aluno de doutorado no programa de Educação, Comunicação e Tecnologia na New York University (EUA). Trabalhou por mais de 20 anos como educador popular e diretor de programas educacionais, especializando-se em intervenções para jovens e adultos em situação de risco socioeconômico no Brasil. Possui mestrado em educação pela Universidade de Stanford, especialização em empreendedorismo social pela Universidade de Georgetown, e MBA e bacharelado em Comunicação Social pela UFRJ.

 

Fonte: Agência Bori