Em vez de ações isoladas, os três sindicatos ligados à comunicação agregam forças na realização do evento comemorativo às ações das mulheres, a ser realizado no dia 15 de março, terça-feira, às 19 horas, via plataforma StreamYard, com transmissão simultânea pelo Facebook e YouTube, com a chamada Sindicatos no enfrentamento à violência contra a mulher.

 

A parceria nasceu e foi fortalecida no segundo semestre de 2021, reunindo o Sindicato dos Radialistas, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Porto Alegre e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors. As três entidades traçaram suas ações e decidiram realizar um ato virtual, colocando como pauta prioritária e inicial das atividades do primeiro trimestre o Dia Internacional das Mulheres.

 

Para tanto, o encontro virtual reunirá as convidadas Telia Negrão, jornalista (UFPR) e Mestre em Ciência Política (UFRGS); Monalisa Campelo, feminista, militante independente, advogada e Pós-graduanda em Direito Público Aplicado; Elisângela Martins da Rosa Silveira, graduada em Serviço Social (Ulbra), especialista em gestão na Economia Social, Mestranda em Políticas Sociais e Serviço Social; e a delegada regional do Sindjors, com base em Pelotas, a jornalista Niara de Oliveira, autora do livro “Narrativa de Feminicíos”, escrita compartilhada com Vanessa Rodrigues, também jornalista. Niara vai falar sobre como o jornalismo aborda e relata a violência contra as mulheres e, em especial, o feminicídio.

 

Texto: Sindjors