Bruxelas, 24 de junho de 2021 – À medida que a Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho sobre violência e assédio no mundo do trabalho entra em vigor, em 25 de junho de 2021, a Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) está se unindo aos sindicatos globais para lançar um kit de ferramentas para apoiar a Convenção 190 (C190) e sua Recomendação 206 (R206). O manual fornecerá a milhares de sindicatos em todo o mundo ferramentas essenciais para a luta para erradicar a violência e o assédio no mundo do trabalho.

 

Afetando milhões de trabalhadores em todo o mundo, agressão física, intimidação, assédio sexual, abuso online, violência econômica e práticas de trabalho abusivas são as formas de violência mais difundidas no mundo do trabalho.

 

Os relatórios da pandemia de Covid-19 mostram que todos os tipos de violência contra mulheres e meninas se intensificaram no ano passado, tornando as trabalhadoras especialmente vulneráveis. A falta de políticas e de apoio dos empregadores para responder e prevenir essa violência levou muitas mulheres a desenvolver ansiedade e doenças mentais ou resultou na diminuição do desempenho no trabalho e na receita das mulheres.

 

O kit de ferramentas tem como objetivo fornecer aos sindicatos ferramentas para desenvolver soluções no local de trabalho que enfrentem a violência e o assédio, com foco especial na violência e assédio de gênero, e garantir que a violência não seja mais considerada “parte do trabalho”. A violência doméstica, embora ocorra fora do local de trabalho, também pode ter implicações fisiológicas e físicas significativas sobre os trabalhadores abusados. Além disso, a discriminação cruzada cria outra camada de desigualdade que aumenta o risco de violência e assédio.

 

O kit de ferramentas apoia funcionários e representantes sindicais, bem como educadores e facilitadores de trabalhadores, a desenvolver programas de treinamento e é uma ferramenta útil para os sindicatos montarem campanhas nacionais para a ratificação da C190 em seus países. Graças ao lobby intensivo de sindicatos e grupos de mulheres em todo o mundo, a Convenção 190 e a Recomendação 206 fornecem uma base para os sindicatos e outras partes interessadas abordarem a violência e o assédio no mundo do trabalho.

 

A Convenção e a Recomendação estendem-se a todos os setores – público e privado – bem como à economia informal, e são os primeiros instrumentos internacionais deste tipo. Com a adoção desses padrões, todos agora têm o direito de viver em um mundo livre de violência e assédio.

 

O secretário-geral da FIJ, Anthony Bellanger, disse: “Precisamos de uma ação para forçar os governos em todo o mundo a ratificar a Convenção 190 da OIT. Este kit de ferramentas fornecerá aos sindicatos de jornalistas recursos essenciais para fazer lobby junto aos governos e forçar os empregadores da mídia a adotarem políticas há muito necessárias para erradicar a violência no trabalho. Não há liberdade de mídia se as jornalistas trabalham em condições inseguras.”

 

O kit de ferramentas é composto de um guia para facilitadores e uma apostila de atividades. Seu objetivo é:

  • Incentivar a discussão sobre violência, assédio e violência de gênero no mundo do trabalho

 

  • Aumentar a conscientização sobre a Convenção 190, sua Recomendação acompanhante 206 e seu significado para os trabalhadores – especialmente as mulheres trabalhadoras

 

  • Incentivar os sindicatos em todo o mundo a fazerem campanha pela ratificação da Convenção 190 e sua implementação efetiva de acordo com a Recomendação 206

 

  • Incentivar os sindicatos a usarem esses instrumentos para integrar a Convenção 190 na agenda de negociações sindicais

 

  • Construir sindicatos mais fortes para permitir que os trabalhadores façam valer seus direitos a um mundo de trabalho livre de violência e assédio

 

O kit de ferramentas será lançado oficialmente durante um webinar em 25 de junho às 14h (CEST).

 

Inscreva-se: AQUI

 

Os sindicatos globais compreendem a Confederação Sindical Internacional, Internacional de Trabalhadores de Construção e Madeira, Educação Internacional, Sindicato Global IndustriALL, Federação Internacional de Trabalhadores Domésticos, Federação Internacional de Jornalistas, Federação Internacional de Trabalhadores em Transporte, União Internacional de Alimentos, Agricultura, Hotelaria, Restaurante, Catering, Turismo, Tabaco e Associações de Trabalhadores Aliados (IUF), Public Services International e UNI Global Union.

 

Download:

A apostila de atividades em FR-SP-ENG: https://ws.onehub.com/files/pqb4adi4

 

O guia do facilitador em FR-SP-ENG: https://ws.onehub.com/files/sg7fkyz

 

Fonte: Fenaj