Pelo segundo ano consecutivo, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors não fará a cobrança da Contribuição Sindical, valor pago pelo empregado, uma vez ao ano, à entidade, correspondendo à remuneração de um dia normal de trabalho. Mesmo considerando a relevância desta arrecadação para a receita do sindicato, a diretoria, atenta às dificuldades produzidas pela pandemia Covid/19, ao longo dos anos 2020 e 2021, com a redução de jornadas e salários, demissões que se repetem, também, desde os primeiros dias deste ano, e vagas reduzidas no mercado,  o Sindjors decidiu não realizar este desconto junto à categoria.

 

A Contribuição Sindical está presente na Convenção Coletiva, mas, desde a reforma trabalhista, mudou a forma como é cobrada, uma vez que, antes da nova legislação, todos os empregados e empregadas eram obrigados a pagar. Com as mudanças, a contribuição passou a ser opcional. Isso significa que, para ser descontada em folha de pagamento, o ou a jornalista deve autorizar, via assembleia realizada sempre no mês de fevereiro, a empresa em que trabalha a fazer o desconto.

 

Os valores  arrecadados são repassados ao Sindicato e se revertem na manutenção da entidade, pagamento de compromissos, funcionários, assessorias jurídica e contábil, condomínio e outros custos mensais. Ao abrir mão, mais uma vez, desta Contribuição Sindical, a direção do Sindicato se solidariza com as dificuldades financeiras  enfrentadas por grande parte da categoria, cujas narrativas chegam, quase que diariamente, à entidade. Por esta razão, convidamos, a quem puder, fazer uma contribuição voluntária, de qualquer valor, utilizando as contas abaixo registradas, para que o Sindjors continue lutando pelos direitos de todos e todas jornalistas.

 

Tão logo começou o ano, o Sindicato  vem trabalhando na construção de uma proposta para a Negociação Coletiva a ser realizada em primeiro de junho, mês da data-base. Em breve será chamada uma reunião com a categoria, portanto, prepare suas ideias, suas reivindicações para nos apresentar. Um sindicato forte tem mais poder de luta. Se você ainda não é filiado, filie-se.

 

CONTRIBUIÇÕES – DADOS PARA DEPÓSITO EM CONTA SINDJORS:

 

As contribuições podem ser feitas com depósito bancário, em uma das contas correntes do Sindjors (CNPJ – 92.955.202/0001-05), e também pela modalidade eletrônica PIX:

 

Banrisul – 041

Ag 0062

C/C 2002691404

PIX: 92955202000105

 

Caixa Econômica Federal – 104

Ag 0428

C/C 00150176-5

Operação 003

PIX: secretaria@jornalistasrs.org

 

CNPJ 92.955.202/0001-05

 

Importante enviar comprovante para secretaria@jornalistasrs.org

 

Texto: Diretoria do Sindjors