O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS) promove nova turma do curso de Edição Audiovisual com Adobe Premiere 2018. Será realizado entre os dias 18 e 22 de fevereiro de 2019, no horário das 17h às 21h, na sede da entidade. Destina-se a jornalistas sindicalizados e ao público em geral.

 

O curso será ministrado por Hopi Chapman, holandês, mestre em Cinema e TV pela Universidade de Amsterdam (UVA). Atua há 25 anos como diretor e montador de comerciais, documentários e programas de TV. Desde 2008 dá consultoria e aulas em Adobe Premiere e After Effects no Núcleo de Antropologia Audiovisual (NAVISUAL-UFRGS), na Fluxo, Escola de Fotografia Expandida e no Instituto WOC, com sedes em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Os valores de investimento para esta qualificação serão de R$ 500,00 para jornalistas sindicalizados e R$ 750,00 para o público em geral, podendo ser parcelados em até três vezes.  Para pagamentos à vista terá um desconto de 10%. O aluno precisará de notebook, mouse, fone de ouvido para todas as aulas e possuir o programa já instalado.

 

A estrutura do curso compreende:

Aula 1 – Organização, fluxo e área de trabalho. Estudo de todas as ferramentas e suas principais aplicações. Conhecimento de formatos de vídeo e codecs diferentes. Introdução à História de Montagem em filmes de ficção e documentários.

Aula 2 –  O uso de key-frames (frames-chaves), efeitos personalizados e letterings animados. Introdução às Teorias de Montagem. Criação de sequências de imagens (slideshow) com fotos, tanto de movimentação quanto de fusão; Os atalhos para poupar tempo;

Aula 3 –  Montagem de Curta-metragem. Link dinâmico com After Effects, Illustrator e Photoshop. Edição de áudio, efeitos e sincronização de áudio e vídeo. Transições e efeitos, como estabilização, chroma-key (fundo verde) e máscaras em movimento (com canal alpha).

Aula 4 – Colorgrading e Tratamento de Cor com o painel Lumetri. Edição multicâmera e realidade virtual, 360 graus e uso de camadas de mesclagem (blending modes).

Aula 5 – Trabalhar com alta resolução, como 4K por exemplo, através de proxys de baixa resolução; exportação em vários formatos, áudios, vídeos e frames e edição de Texto e GCs avançados. Montagem de reportagem.

 

Fonte: Imprensa/SINDJORS