O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS) promove curso sobre fotografia documental e fotojornalismo. Será realizado entre os dias 21 e 25 de janeiro, das 16h às 19h, na sede da entidade (Rua dos Andradas, 1270, 13° andar), totalizando 20 horas. As aulas práticas serão orientadas pelo mestre em história pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Claudio Fachel, autor do livro “Fotojornalismo e legalidade 1961”, professor e fotojornalista.

 

O curso destina-se a jornalistas sindicalizados e público em geral, que podem se inscrever até o dia 16. Será fornecido certificado. Fachel é fotojornalista desde 1987 com trabalhos publicados nos principais jornais e revistas do RS e do Brasil, América Latina e na Europa. Além disso, ele dedica-se principalmente aos temas: história cultural, cultura visual, história da imprensa, fotojornalismo e fotografia.

 

Os valores de investimento serão de R$ 350,00 para jornalistas sindicalizados e R$ 600,00 para o público em geral, e podem ser parcelados em até três vezes. O aluno precisará possuir câmera profissional ou semiprofissional.

 

A estrutura do curso compreende:

Aula 1 – Estudo da Câmera Fotográfica, velocidade do obturador, menus e funções. Objetivas, lentes normais, grande angulares, teleobjetivas e Zoom, distância focal, diafragma, focagem e profundidade de campo. Relação obturador/diafragma. Fotometria e uso do flash.

Aula 2 – Linguagem fotográfica, composição, planos, ângulo, iluminação, nitidez, movimento, forma, textura, contraste, cor. Analise de imagens de grandes nomes da fotojornalismo e da foto documental.

Aula 3 – Comentários sobre a história da fotografia, conceitos de fotojornalismo e foto documental, a função social, a imagem fotográfica no imaginário coletivo e a representação da realidade. Tipos de imagens fotográficas, fotojornalismo (spot news, feature photos), retrato, fotografia artística e fotografia de paisagem.

 Aula 4 – Fotografia na prática, tarefa: Nas ruas da cidade, controlando a câmera, dominando a composição, utilizando a luz disponível, trabalhar temas cotidianos. Ex: a cidade em movimento, paisagem urbana, a diversidade de pessoas da cidade, etc.

Aula 5 – Edição, tratamento e apresentação das imagens selecionadas.

 

Fonte: Imprensa/SINDJORS