O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS) promove novos cursos para aprimoramento da categoria. O primeiro enfocará Edição Audiovisual com Adobe Premiere 2018 e será realizado entre os dias 14 a 18 de janeiro de 2019, no horário das 16h às 20h, na sede da entidade. Destina-se a jornalistas sindicalizados e ao público em geral, que podem se inscrever até 9 de janeiro.

 

O curso será ministrado por Hopi Chapman, holandês, mestre em Cinema e TV pela Universidade de Amsterdam (UVA). Atua há 25 anos como diretor e montador de comerciais, documentários e programas de TV. Desde 2008 dá consultoria e aulas em Adobe Premiere e After Effects no Núcleo de Antropologia Audiovisual (NAVISUAL-UFRGS), na Fluxo, Escola de Fotografia Expandida e no Instituto WOC, com sedes em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Os valores de investimento para esta qualificação serão de R$ 500,00 para jornalistas sindicalizados e R$ 750,00 para o público em geral, podendo ser parcelados em até três vezes. O aluno precisará de notebook, mouse, fone de ouvido para todas as aulas e possuir o programa já instalado.

 

A estrutura do curso compreende:

Aula 1 – Organização, fluxo e área de trabalho; estudo de todas as ferramentas e suas principais aplicações; configuração das preferências do Premiere Pro CC para que ele funcione da maneira que você precisa e conhecimento de formatos de vídeo e codecs diferentes.

Aula 2 – Criação de sequências de imagens (slideshow) com fotos, tanto de movimentação quanto de fusão; os atalhos para poupar tempo; uso de key-frames (frames-chaves) e efeitos personalizados. Introdução às Teorias e à História de Montagem.

Aula 3 – Link dinâmico com After Effects, Illustrator, Photoshop e Encore (produção de DVD); edição de áudio, efeitos e sincronização de áudio e vídeo; transições e efeitos, como estabilização, chroma-key (fundo verde) e máscaras em movimento (com canal alpha).

Aula 4 – Tratamento de cor com o painel Lumetri; edição multicâmera e realidade virtual, 360 graus e uso de camadas de mesclagem (blending modes). Montagem de Curta-metragem.

Aula 5 – Trabalhar com alta resolução, como 4K por exemplo, através de proxys de baixa resolução; exportação em vários formatos, áudios, vídeos e frames e edição de Texto e GCs avançados. Montagem de reportagem.

 

Fonte: Imprensa/SINDJORS