O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) lamenta o falecimento do jornalista, fotógrafo e cineasta, IVO ILARIO CZAMANSKI, sindicalizado desde 16 de abril de 2010. A diretoria dessa entidade presta sua homenagem a esse importante profissional e nossos sentimentos aos seus familiares e inúmeros colegas que ele conquistou em sua trajetória de sucesso.
Czamanski, que era natural de Passo Fundo/RS, desenvolveu um olhar artístico diferenciado na realização de seus trabalhos, procurando ambientar a captura de suas imagens, e entregando uma fotografia única e de superior qualidade. Sempre foi um apaixonado pelo jornalismo e pelo cinema e foi considerado um dos diretores mais antigos de fotografia em nosso estado.
Ao todo, atuou em mais de 300 trabalhos, entre curta-metragens e documentários, participando na maioria dos Festivais de Gramado, no Histórias Curtas e filmes no projeto Histórias Extraordinárias, para TV. Ele foi vencedor do prêmio de melhor fotografia em 2007 com um trabalho realizado para a série Histórias Curtas da RBS TV.
Em 2009 recebeu homenagem no 37º Festival de Cinema de Gramado por completar 50 anos de cinema. Ivo Ilario Czamanski, de 81 anos, era casado com Ivete Czamanski, e deixou os filhos Antônio Czamanski, também jornalista, e Luciana Schwalm.
O velório será realizado hoje, dia 19 de agosto de 2023, na Capela 2, iniciando às 14h30min, no cemitério JOÃO XXIII. A cerimônia de despedida será também no mesmo local, às 16h30min.
Diretoria SindJoRS