O Sindicato dos Jornalistas do RS (Sindjors) foi o precursor na criação de um Núcleo de Jornalistas Afrobrasileiros, em 2001, medida que foi seguida pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), quando criou a Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira). Este foi um dos dados levados, pela presidenta Vera Daisy Barcellos, ao Seminário Relações de Violência no Cotidiano do Trabalho em Enfermagem e as Interfaces com o Racismo, realizado na tarde de 26 de novembro, pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN-RS).

 

“Nossa luta sempre se pautou contra o racismo e o preconceito racial”, observou, no evento, Vera Daisy, em uma alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de Novembro. A jornalista recomendou que a reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, no Brasil, não se restrinja apenas àquela data.

 

 

A dirigente também fez uma defesa “intransigente à universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS)” e conclamou todos os presentes a firmarem resistência contra o desmonte da saúde pública.  Ela lembrou que, no mesmo dia 12 de novembro, em que o governo Bolsonaro lançou o programa Previne Brasil, uma proposta de financiamento da Atenção Primária à Saúde – mas que, segundo ela, “é um forte ataque ao SUS” -, também foi lançada a MP 905/2019, que acaba com o registro profissional de 13 profissões, entre elas a do jornalista.

 

 

Realizado no auditório do Conselho Estadual de Saúde (CES), o encontro também contou, como palestrantes, com a técnica de enfermagem, Vera Beatriz Soares da Cruz (Grupo Hospitalar Conceição), a enfermeira, Elaine Oliveira Soares, coordenadora da Área Técnica de População Negra da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e da psicóloga da Rede Feminista de Saúde, Maria Luísa Oliveira.

 

 

Fonte: Imprensa Sindjors