Parte desta trajetória de valorização da cultura foi acompanhada pela entidade, que completa 80 anos, e tem um de seus associados como diretor do mais antigo teatro da capital

 

O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) parabeniza o Theatro São Pedro, nesta semana que marca o aniversário dos seus 165 anos, referenciando este que é o mais antigo teatro da capital gaúcha e uma das mais belas casas de espetáculos do mundo. Atualmente, a casa de espetáculos, que foi inaugurada em 27 de junho de 1858, é dirigida pelo jornalista sindicalizado Antônio Honfeldt, sucedendo a icônica gestora Eva Sopher, falecida em 2018, e que estaria completando 100 anos também neste mês.

 

Eva Sopher assumiu a gestão da casa em 1975, conduzindo as obras de reconstrução e restauração, até o teatro ser reaberto em 28 de junho de 1984. Desde então, recebe milhares de pessoas para visitas e apresentações de música, dança, teatro, exposições e outras manifestações culturais.

 

A cada dia, o Theatro São Pedro honra sua trajetória e se renova com ainda maior proximidade do público e de todos os movimentos e expressões, numa casa que acolhe toda a comunidade.  Entre as inúmeras homenagens prestadas e troféus recebidos na direção da Fundação Theatro São Pedro, destaca-se a Medalha de Porto Alegre e a Medalha Goethe, honraria oficial da República Federal da Alemanha a personalidades que se destacaram na promoção do intercâmbio cultural internacional.

 

“O SindJoRS completa 80 anos, acompanhando essa larga caminhada na valorização da arte e da cultura como valores democráticos e saúda o diretor desta casa –  atuante associado do Sindicato – e a toda a qualificada equipe que preza por este espaço público”, registrou a presidenta da entidade, Laura Santos Rocha.

 

“A importância desse teatro na vida da comunidade gaúcha, nacional e internacional é tão próxima da atuação dos profissionais de jornalismo, que suas histórias se fundem e se complementam na defesa da cultura como valor civilizatório”, completa Laura.

 

Texto: Stela Pastore | Diretoria SindJoRS – Foto: Divulgação Theatro São Pedro