O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS – SindJoRS – participou de encontro com entidades e sindicatos ligados à imprensa, atendendo convite da Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores, que reúne estes profissionais com organizações da sociedade civil de todo o Brasil. Dyego Pegorario, sociólogo, ex-assessor na Coordenação de Direito à Memória e à Verdade, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, da Prefeitura de São Paulo, na gestão Fernando Haddad, também articulador do Projeto Usina de Valores do Instituto Vladimir Herzog, é um dos responsáveis pela construção dessa rede. A iniciativa, encabeçada pelo Instituto Vladimir Herzog e pela Artigo 19, age no combate aos ataques e ameaças à liberdade de expressão, por meio da denúncia de casos, de processos de formação e de estratégias.

 

Estiveram presentes, nesse encontro, representando o SindJoRS, a vice-presidenta Carla Seabra, no exercício temporário da presidência, e as diretoras Viviane Finkielsztejn, Kátia Marko, Mônica Cabañas e Letícia Castro. Pegorario explicou que a iniciativa busca construir um caminho de articulação com agentes diversos. A diretora Mônica Cabañas lembrou que, para além da violência física, “é preciso ter atenção à violência psicológica, que afeta os profissionais aos poucos e pode causar grandes estragos na saúde emocional, por ser um processo lento e sutil”. Letícia Castro completou, dizendo que é importante que “a rede permita que possamos pensar e trocar informações sobre ações, não só de prevenção e análises, como ações concretas que demonstrem articulação e respostas rápidas quando casos ocorrerem”. 

 

Os links para informações e denúncias são: 

Denúncias: https://rededeprotecao.org.br/denuncia/ 

Rede de Proteção: https://rededeprotecao.org.br/parceiros/

 

O SindJoRS está atento e atuante para o combate à violência contra jornalistas, defendendo a liberdade de imprensa, um dos pilares da Democracia. Portanto, denuncie, procure o SindJoRS. Juntos, somos mais fortes. 

 

Texto: Carla Seabra/diretoria SindJoRS