O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) lamenta o falecimento do jornalista, escritor e cronista José Bicca Larré, de 89 anos, ocorrido nesta quinta-feira, 18 de abril, no Hospital Moinhos de Vento, onde se recuperava de uma cirurgia realizada no começo da semana. De acordo com informações do Diário de Santa Maria, onde trabalhou por 14 anos, o jornalista nascido no Alegrete iniciou a carreira aos 14 anos, em 1943, na Gazeta de Alegrete. Atuou, também, no jornal A Razão, de Santa Maria; no Diário de Notícias e em A Hora, de Porto Alegre, e no Pioneiro, de Caxias do Sul.

 

José Bicca Larré era pai de Ludwig Larré, diretor do SINDJORS em diversas gestões. Teve outros cinco filhos e foi casado com a professora e escritora Ruth Farias Larré, falecida em 2015, aos 76 anos. Participou da consolidação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Entre outras atividades, foi conselheiro da Cruz Vermelha do Estado e era amigo do ex-presidente João Goulart. Em 1964, devido à natureza da atividade que desenvolvia, foi preso durante a ditadura militar.

 

Sua história no Diário começou em 2002, quando o impresso foi fundado, e do qual saiu 14 anos depois. No veículo, Larré ocupou o espaço nobre da contracapa da Revista MIX, em que dividia os finais de semana com o jornalista e cronista Marcelo Canellas. Como escritor, publicou sete livros. São eles: ‘Sereias e Lobisomens’, ‘Maçonaria: Esotérica para Maçom’, ‘Tintim por Tintim’, ‘A Estrela Dalva’, ‘Crônicas do Diário’, ‘O Cego e a Prostituta’ e ‘Anedotário dos Ilustres’.

 

O velório se inicia às 16h desta quinta-feira, na capela 1 do Hospital de Caridade e o corpo será sepultado em Santa Maria, no Cemitério Santa Rita de Cássia, na sexta-feira, 19h, às 10h.

 

O SINDJORS se solidariza com a família e amigos do jornalista.

 

Fonte: SINDJORS