O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS) comunica com pesar o falecimento de seu associado Benito Giusti. O jornalista faleceu aos 89 anos na madrugada deste sábado, 19 de janeiro. Ele estava internado no Hospital Santa Rita no complexo Santa Casa de Misericórdia, no Centro Histórico de Porto Alegre.

 

Conforme informações do Correio do Povo online, Benito iniciou sua trajetória na Caldas Júnior, em 1949, atuando como revisor na Folha da Tarde. Até 1982, ano em que se aposentou, passou pela reportagem, foi editor geral, editor chefe e diretor de redação. Foi jornalista no Estado e Secretaria de Saúde, além de assessor na Assembleia Legislativa. Retornou à Caldas Júnior em 1986, por seis meses, quando foi convidado por Renato Ribeiro para fazer parte da equipe do Correio do Povo.

 

Benito era viúvo de Iltamar Testa de Giusti e deixa cinco filhos, cinco netos e três bisnetos. Entre os filhos está o fotógrafo do Correio do Povo, Ricardo Giusti, que seguiu os passos do pai – sua maior inspiração – no jornalismo. Ricardo sempre estava presente na redação da Folha da Tarde, acompanhando Benito. Em 1986, começou a trabalhar no Correio do Povo, onde atualmente é editor de Fotografia. Ambos participavam de mobilizações dos jornalistas, como mostra a foto acima durante campanha salarial em defesa da profissão.

 

O velório de Benito ocorre desde as 8h deste sábado, no Cemitério da Santa Casa, Capela 6. O sepultamento será às 17h.

 

Fonte: Imprensa/SINDJORS