A diretoria do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindjoRS lamenta, profundamente, o falecimento do jornalista Timóteo Lopes, aos 69 anos, que estava há cerca de um mês numa clínica no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, lutando contra um câncer no cérebro. Apesar das diversas pequenas lesões, ele ainda conseguia se comunicar bem, com os amigos que o visitavam na clínica. Há alguns meses, um grupo foi formado por ex-colegas da então TV Gaúcha, com o nome “Força Timóteo”, por iniciativa do amigo e jornalista Ataídes Miranda. Ali, todos tinham notícias do colega, por meio das filhas Maria e Nayescha. Natural do Alegrete, Índio, como era chamado pelos amigos, formou-se em jornalismo pela PUCRS e começou a carreira como repórter da Zero Hora, também trabalhando na então TV Gaúcha. Além de especialista em cobrir os festivais da Califórnia da Canção, fez a cobertura da visita do então presidente Figueiredo, em Uruguaiana, quando o general prometeu trazer a democracia para o país. Índio morou no Rio de Janeiro durante 35 anos, quando trabalhou no Jornal do Brasil, Estadão, O Globo e SporTV. Em 1981, na categoria Televisão, ganhou o prêmio da Associação Riograndense de Imprensa – Ari.

 

O amigo Ataídes Miranda definiu assim, a relação entre os dois: “O Timóteo, pra mim, era como um irmão mais velho. Aquele que a gente procura imitar, seguir quando é criança. Como é o mais velho é o que sabe mais. É aquele que recebe dos pais a recomendação pra que tome conta dos menores por ser o mais velho, portanto, o mais responsável. Aquele que eu costumava consultar antes de tomar alguma atitude da qual tinha dúvidas. Sempre foi uma espécie de amigo consultor. A quem não tinha vergonha de expor meus pensamentos, ideias, etc. Se tinha seu aval ficava feliz. Se não, buscava aperfeiçoar. A distância física, ele no Rio, nunca nos afastou, graças às comunicações, hoje, ilimitadas. Já estou sentindo muito essa falta”.

 

Um vídeo gravado, no ano passado, e postado pelas filhas nas redes sociais, hoje, define quem era Timóteo Lopes e porque os amigos e colegas nunca o esquecerão.

 

Compartilho com vocês um trecho de um vídeo muito especial pra mim, gravado dia 9/11/2021 em mais um dos nossos “até logo”, em Paris. Os amigos são a família que a gente escolhe. E rega. Ele me ensinou. E quando vejo essa corrente linda que se formou por ele, só confirmo o quanto ele sempre esteve certo. Vocês são a família que ele escolheu. Obrigada à todos pelo apoio (físico, financeiro, virtual…) desde o início dessa nossa difícil jornada. Meu pai teve uma colheita linda das plantinhas que ele regou por aí. Um abraço forte! (vídeo gravado por uma das suas filhas, Nayescha,  e publicado nas redes sociais por diversoas pessoas amigas)

 

O velório acontecerá na Capela 03, crematório metropolitano, na Av. Oscar Pereira, 584, em Porto Alegre, a partir 7h da manhã desta segunda-feira, 21 de novembro de 2022, e a cerimônia de despedida será no mesmo local, às 11h.

 

Texto: Carla Seabra/Diretoria SindjoRS