A Delegacia de Jornalistas da Cidade do Rio Grande, o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) preocupam-se com o desrespeito ao tratamento que vem sendo dado pela Prefeitura do Rio Grande ao veículo RIO GRANDE TEM e sua jornalista profissional Thuanny Cappellari.

 

Nas últimas semanas, a cidade passa por uma situação dramática em função das cheias que atingiram a região, por conta do deságue da Lagoa dos Patos na cidade, e a profissional, que trabalha de forma independente, vem sofrendo com a falta de retornos de agentes públicos, que ignoram solicitações de informações. Bem como, a profissional está sofrendo com ataques de perfis vinculados a agentes públicos e cargos comissionados do município. Tudo isso no momento em que a comunidade mais precisa de informação.

 

A relação entre imprensa e os servidores da Prefeitura deve ser sempre pautada pelo respeito e profissionalismo. Agentes públicos, com cargos comissionados, secretários e demais agentes políticos não podem abusar de seu cargo para o constrangimento a profissionais de comunicação. É dever do poder público, a resposta à imprensa.

 

É inaceitável essa condução caótica de um sistema de comunicação pública. A Prefeitura do Rio Grande precisa lidar com tratamento isonômico e respeitoso a todos os veículos de comunicação e profissionais da imprensa. A Delegacia do Rio Grande, o SindJoRS e a Fenaj não se calarão enquanto profissionais de comunicação sofrerem tentativas de boicote ou silenciamento.

 

A Prefeitura do Rio Grande precisa rever seu posicionamento de comunicação e conduzir seus cargos comissionados, secretários e demais membros políticos, com ou sem cargo, que a harmonia entre imprensa e poder público reside no tratamento cordial, verdadeiro e dentro dos limites institucionais. Por fim, a tentativa de desqualificar o trabalho da imprensa profissional, rotulando discordâncias como “fake news”, busca apenas confundir a sociedade, numa clara tentativa de mascarar a realidade. Seguiremos vigilantes e na defesa do jornalismo profissional.

 

A Delegacia e o SindJoRS estarão nesta sexta-feira, 13, encaminhando esta nota e um ofício ao Executivo para que tome providências quanto a conduta dos referidos comissionados e para que reveja sua condução de comunicação. A jornalista foi encaminhada, também, para ter o apoio da Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores, articulação entre organizações da sociedade civil com jornalistas e comunicadores de todo o Brasil, para solicitar o apoio e orientação para combater os ataques e ameaças à liberdade de expressão que ela está sofrendo e para criar as estratégias para combatê-las. Só através da denúncia e do apoio das entidades de classe é que poderemos ter força para exigir respeito da sociedade e dos poderes públicos para a nossa categoria no exercício profissional. As denúncias podem ser feitas pelo site: CLICANDO AQUI.

 

Samira de Castro
Presidenta Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)

 

Laura Santos Rocha
Presidenta Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS)

 

André Zenobini
Delegacia de Jornalistas SindJoRS do Rio Grande