O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) reativou o Núcleo de Estudantes de Jornalismo, no mês de junho, com o projeto Jornalize-se. A live de abertura aconteceu no último dia 25, sobre Jornalismo Esportivo, com Alex Bagé e Mateus Trindade, como convidados. A audiência foi excelente, aprovando o projeto e preenchendo um espaço importante para os acadêmicos.

 

O objetivo do núcleo é aproximar os estudantes de jornalismo do Sindicato que os representa, para que percebam a importância da lida sindical nas conquistas de direitos para a categoria, além de oferecer experiência e conhecimento, por meio de conversas com profissionais, que já estão no mercado. Os acadêmicos, que integram o Grupo de Trabalho, são Alander Diaz, aluno da Universidade Católica Paulista; e Rebeca Bertotti, aluna da Faculdade São Francisco de Assis, de Porto Alegre. No entanto, o grupo é aberto a todas e todos estudantes de jornalismo que quiserem participar. O apoio de professores e professoras das faculdades é fundamental para o sucesso do Jornalize-se. A coordenação do GT é das diretoras Neusa Ribeiro, professora universitária aposentada, e Carla Seabra, editora-chefe na RecordTV RS.

 

A próxima live está marcada para o dia 29 de julho, às 19 horas, com o Tema O Protagonismo da Mulher no Jornalismo, com três jornalistas convidadas, que serão entrevistadas por Alander e Rebeca. Os temas são discutidos pelo grupo e aprovados pelos acadêmicos e já são muitos assuntos importantes projetados, como Mídias Alternativas; Estágio e Carreira; Jornalismo Investigativo; O Negro no Jornalismo – múltiplos desafios; Grandes Coberturas; Jornalismo Inclusivo; Jornalismo Cultural; Jornalismo Ambiental; O Sindicato – Por que e Para quê; A produção de Notícias – rádio, jornal e tv; Midia Digital, entre outros.

 

Os acadêmicos interessados em participar do projeto, podem fazer contato pelo e-mail secretaria@jornalistasrs.org. Lembrando que o Sindjors recebe, também, estudantes para filiação (www.jornalistas-rs.gov.br/sindicalizacao), que têm direito aos mesmos benefícios dos associados. A listagem de convênios está em nosso site.

 

Texto: Carla Seabra/Diretoria Sindjors