Os fortes ataques que os trabalhadores vêm sofrendo, neste período da pandemia Covid-19, faz com que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) se mobilize para contrapor a este momento de grandes perdas de direitos, empregos e diminuição de salários, entre outras.

 

A partir das 18h30min, em primeira chamada, e às 19 horas, última chamada, o Sindjors inova, ao convocar a categoria, associados e não associados, neste domingo (18), para que se apresente na Assembleia Geral Extraordinária, utilizando a plataforma digital Zoom Meeting.

 

O objetivo é apresentar e colocar em votação as propostas negociadas, ao longo de duas semanas, com o Sindicato das Empresas de Rádio Difusão (SindiRádio) e Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas.

 

Jornalistas interessados em participar devem se credenciar, baixando o aplicativo Zoom, no seu celular ou computador. Para receber o link de acesso à plataforma digital, envie e-mail para secretaria@jornalistasrs.org, informando seu nome completo, RG e CPF, telefone/celular, empresa ou vínculo empregatício.

 

O esforço do Sindjors, em salvaguardar todos os direitos presentes no Acordo Coletivo Trabalhista vigente, fez com que apresentasse à Patronal uma proposta de renovação da atual convenção trabalhista com 100% do INPC, sem supressão de qualquer dos artigos, como, também, assegurar um acordo favorável à manutenção dos empregos ameaçados, especialmente pela MP 936/20.

 

MANUTENÇÃO DOS EMPREGOS – Para a presidenta, Vera Daisy Barcellos, há nove meses à frente da gestão, estas duas semanas de negociações com a representação patronal “foram as mais difíceis e desafiadoras da minha carreira profissional”.

 

Ela destaca a significativa atuação do assessor jurídico do Sindjors, Antonio Carlos Porto, neste processo que buscou incessantemente a preservação dos empregos dos Jornalistas e, ao mesmo tempo, a garantia da reposição da integralidade do INPC na renovação do atual Acordo Coletivo (2019-2020), sem perdas de qualquer direito adquirido nas negociações anteriores.

 

Quanto ao Contrato Emergencial de Trabalho/Covid-19 – MP 936/20, a presidenta do Sindjors acentua que houve, igualmente, muito empenho para que se saísse com um acordo favorável à manutenção dos empregos ameaçados e respeito às exigências de cuidados e prevenção à saúde dos Jornalistas nos seus espaços de trabalho e coberturas, entre outras cláusulas que poderão ser conferidas quando da realização da Assembleia.

 

Fonte: Imprensa Sindjors

 

Leia também:

Carta aos colegas Jornalistas