Nos últimos dias 06 e 07 de dezembro, jornalistas filiados ou não ao Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS escolheram seus representantes nas redações e nas delegacias regionais. Diretoria celebra ampliação da representatividade.
O SindJoRS parabeniza as e os colegas eleitos e convida para a posse, que acontecerá no próximo dia 16 de dezembro, às 9h30, em primeira chamada, durante Assembleia Geral Extraordinária, no formato virtual, onde serão deliberados (conforme edital) a projeção orçamentária para 2024, o reajuste das mensalidades associativas e a posse de delegadas e delegados eleitos. A assembleia é aberta a filiados e não filiados ao SindJoRS. Solicite o link para participar no e-mail secretaria@jornalistas-rs.org.br.
A eleição para delegadas e delegados acontece, anualmente, após assinada a Convenção Coletiva de Trabalho. Com mandato de um ano, a delegada ou delegado sindical é o profissional que aproxima o Sindicato dos colegas de redação ou do município, relatando problemas e reivindicações. É essa representação que vai intermediar a relação de jornalistas com o SindJoRS, para que as questões sejam avaliadas e encontradas soluções, desde problemas de relacionamento com gestores a descumprimentos de acordos coletivos ou das leis trabalhistas em vigor. E em razão de exposição da ou do jornalista, na execução destas tarefas, uma forma de preservar seu emprego é dando-lhe estabilidade. Diz a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 8º – “É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: […] VIII — é vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.
As Delegacias Regionais atuam como subsedes do Sindicato e se enquadram nas prescrições normativas do Estatuto e Regimento interno das delegacias. O delegado regional possui mandato de três anos, mesmo período da gestão do SindJoRS. É de extrema importância que os problemas de jornalistas, no interior do Estado, cheguem até a entidade que, em razão do orçamento enxuto, não tem condições de visitar todas as redações.
Integrantes da diretoria do SindJoRS visitaram as redações das empresas de comunicação da capital, antes mesmo das inscrições abertas, como faz todos os anos, explicando sobre o processo, alertando sobre prazos e a necessidade de a ou o candidato ter filiação com o Sindicato e estar em dia com a tesouraria da entidade. As regras, neste ano, permaneceram as mesmas, mas devem sofrer algumas alterações, que serão registradas no estatuto e na próxima CCT – Convenção Coletiva de Trabalho.
A ampliação da representatividade foi uma grata resposta aos esforços dessa direção de aproximar o Sindicato da categoria. Foram eleitos sete profissionais nas redações e duas delegacias regionais que ainda estavam sem representação, totalizando seis a partir de agora. Em Santa Maria foram 11 votos válidos; em São Leopoldo, 18 válidos e 01 voto em branco; na Record RS, 11 votos válidos e 1 voto nulo; no Correio do Povo, 16 votos válidos; na TVE e FM Cultura, 16 votos válidos e 01 em branco; na RBS TV, 15 votos válidos; no Jornal do Comércio, 05 votos válidos; no SBT, 05 votos válidos; e no Jornal O Sul, 03 votos válidos, totalizando, então, 102 votantes. Confira as novas e novos Delegados.
Delegacias regionais novas
Mateus Campos de Azevedo – Santa Maria/RS (Centro)
João Ávila – São Leopoldo/RS (Vale do Sinos)
Estas duas novas representações se unem às delegacias regionais já em atividade
Edson Luiz Rosa – Erechim
Rosângela Aparecida Borges – Passo Fundo
Niara de Oliveira – Pelotas
André Zenobini Nascimento, Andrea Amaral Müller e Michelle Pereira Rossetini – Rio Grande
Delegadas e delegados sindicais
Juliano Martins Soares – RECORD TV
Lívia Guilhermano da Silva – TVE e FM Cultura
Luciamem Winck – CORREIO DO POVO
Jonas Ribeiro de Campos – RBS TV
Elaine Barcellos de Araújo – O SUL
Bruna Fernanda Suptitz – JORNAL DO COMÉRCIO
Marco Bocardi – SBT
Texto: Carla Seabra/Diretoria SindJoRS